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VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(Fuvest 2015)Captulo CVIIBilheteNo houve nada, mas

Português | Interpretação de texto | narração | elementos da narrativa | enredo na narrativa
Português | Literatura | modernismo no Brasil | a prosa da 2a fase modernista
Português | Literatura | modernismo no Brasil | autores da 2a fase modernista na prosa | Graciliano Ramos
Português | Literatura | realismo e naturalismo | realismo no Brasil | Machado de Assis
FUVEST 2015FUVEST PortuguêsTurma ENEM Kuadro

(Fuvest 2015) 

Capítulo CVII
Bilhete

“Não houve nada, mas ele suspeita alguma cousa; está muito sério e não fala; agora saiu. Sorriu uma vez somente, para Nhonhô, depois de o fitar muito tempo, carrancudo. Não me tratou mal nem bem. Não sei o que vai acontecer; Deus queira que isto passe. Muita cautela, por ora, muita cautela.”

Capítulo CVIII
Que se não entende

Eis aí o drama, eis aí a ponta da orelha trágica de Shakespeare. Esse retalhinho de papel, garatujado em partes, machucado das mãos, era um documento de análise, que eu não farei neste capítulo, nem no outro, nem talvez em todo o resto do livro. Poderia eu tirar ao leitor o gosto de notar por si mesmo a frieza, a perspicácia e o ânimo dessas poucas linhas traçadas à pressa; e por trás delas a tempestade de outro cérebro, a raiva dissimulada, o desespero que se constrange e medita, porque tem de resolver-se na lama, ou no sangue, ou nas lágrimas?

ASSIS, Machado de. Memórias póstumas de Brás Cubas.

 

Os seguintes aspectos compositivos considerados pelo narrador do excerto: concentração e economia de meios expressivos, orientação realista e analítica, previsão do papel do leitor na construção do sentido do texto, suprindo o que, neste, é implícito ou lacunar, podem também caracterizar, principalmente, a obra 

A

Viagens na minha terra, de Almeida Garrett.

B

Memórias de um sargento de milícias, de Manuel Antônio de Almeida.

C

Til, de José de Alencar.

D

Vidas secas, de Graciliano Ramos.

E

Capitães da Areia, de Jorge Amado.