(FUVEST - 2023)
Leia o trecho e responda à questão:
No dia em que Luisaltino não foi trabalhar na roça - disse que estava perrengue - Pai teve uma hora em que quis conversar com Miguilim. Drelina, a Chica e Tomezinho tinham trazido o almoço e voltaram para casa. Pai fez um cigarro, e falou do feijãodas-águas, e de quantos carros de milho que podia vender para seo Braz do Bião. Perguntou. Mas Miguilim não sabia responder, não achou jeito, cabeça dele não dava para esses assuntos. Pai fechou a cara. Pai disse: “Vigia, Miguilim: alil”? Miguilim olhou e não respondeu. Não estava vendo. Era uma plantação brotando da terra, lá adiante, mas direito ele não estava enxergando. Pai calou a boca, muitas vezes. Mas, de noite, em casa, mesmo na frente de Miguilim, pai disse à Mãe que ele não prestava, que menino bom era o Dito, que Deus tinha levado para si, era muito melhor tivesse levado Miguilim em vez d'o Dito.
Guimarães Rosa, “Campo Geral”, In: Manuelzão e Miguilim (Corpo de Baile).
a) No trecho acima, o Pai diz preferir Dito a Miguilim. Preencha as lacunas da folha de respostas, substituindo os termos originais por outro verbo e outro adjetivo, respectivamente, que salientem o mesmo critério de valor do Pai a respeito dos filhos.
b) Reproduza uma frase do trecho que apresente uma característica de Miguilim, a qual será enfocada, em tom esperançoso, no arremate da narrativa. Em seguida, justifique a sua escolha.