(ITA - 2003 - 1ª FASE)
I. Aproveite o Dia Mundial da Aids e faça um cheque ao portador. Bradesco, Ag. 093-0, C/C 076095-1. (Agência Norton)
lI. Bi Bi - General Motors: duas vezes bicampeã do carro do ano. (Agência Colucci e Associados)
Nos anúncios, os publicitários utilizaram recursos gramaticais diferentes para possibilitar, ao menos, duas leituras. Aponte o tipo de recurso utilizado em cada um desses anúncios, respectivamente,
sintático, pela função de adjunto adnominal de “ao portador”, e fonético, pela exploração da repetição de som.
semântico, pela polissemia do termo “cheque”, e sintático, pela elipse do verbo de ligação “ser”.
morfológico, pela utilização de sigla, e fonético, pela exploração da repetição de som.
semântico, pela polissemia de “portador”, e morfológico, pela formação de palavra por prefixação.
sintático, pela elipse de um termo, e morfológico, pela exploração de um prefixo latino.