(PUC - PR - 2009)
UE REABRE PARCIALMENTE IMPORTAÇÃO DE FRANGO DA CHINA
Ao mesmo tempo em que retarda qualquer decisão que possibilite aos EUA retomar suas exportações de carne de frango para o bloco (o argumento é o de que os norte-americanos desinfetam suas carcaças com cloro), a União Europeia reabre - embora parcialmente - suas portas à carne de frango de origem chinesa.
A reabertura atenua um embargo de ordem sanitária mantido sobre todos os produtos da avicultura chinesa há quatro anos e que foi declarado logo após a China ter anunciado, oficialmente, os primeiros casos de
Influenza Aviária no país.
A atenuação do embargo não envolve carnes avícolas e ovos in natura, apenas produtos tratados a uma temperatura mínima de 70 °C, considerada suficiente para inativar algum vírus da Influenza Aviária eventualmente presente no produto. Além disso, está restrito apenas à província de Shandong e, assim, exclui outras 29 províncias chinesas, sobre as quais prevalece o embargo total.
Ainda que duplamente parcial, essa reabertura não deve ser menosprezada - avaliam analistas europeus. Primeiro, porque a província de Shandong é a principal região avícola chinesa, tendo sido responsável (2006) por 10% de toda a carne de frango produzida pela China. Segundo, porque imediatamente após os primeiros embargos as empresas locais passaram a investir com ênfase no pós-processamento (frango cozido) e hoje têm uma capacidade de atendimento bem maior que há quatro ou cinco anos atrás. E isso, completam, deve acelerar o ritmo de expansão das exportações chinesas.
Autor: Redação A visite. Fonte: http://www.agrolink.com.br/gripeaviaria/NoticiaDetalhe.aspx?codNoticia=74605. Disponível em 15/09/2008
Os pronomes, os advérbios, os numerais e as conjunções são recursos linguísticos que atribuem coesão ao texto, ou seja, estabelecem relações de sentido entre as unidades textuais. A esse respeito, assinale a alternativa que apresenta uma informação INADEQUADA.
A expressão "ainda que" (40. parágrafo) indica a ideia de concordância. Por meio dela, o autor confirma a importância do embargo.
No enunciado "... essa reabertura não deve ser menosprezada", o pronome "essa" retoma a ideia da reabertura das negociações entre União Europeia e China, apresentada nos primeiros parágrafos do texto.
Em "a União Europeia reabre - embora parcialmente - suas portas à carne de frango de origem chinesa", o conectivo "embora" pode ser substituído por "todavia", sem prejuízo do sentido da oração.
O pronome "isso", na última frase do texto, refere-se ao investimento em pós-processamento realizado pelas empresas locais.
A expressão "ao mesmo tempo em que" (10. parágrafo) indica a ideia de simultaneidade.