(UEFS 2013 - Meio do ano)
Em 2006, a Venezuela formalizou o desejo de se integrar ao Mercosul. Detentora de ricas reservas energéticas (gás e petróleo), ela representa um mercado produtor e consumidor de peso no projeto de cooperação com os demais países. No final de 2009, o Senado brasileiro aprovou a entrada da Venezuela no bloco, mas ainda faltava a decisão do Congresso paraguaio para determinar se o país faria ou não parte do Mercosul. (BRAICH; MOTA, 2010, p. 204).
A controversa entrada da Venezuela no Mercosul, retardada, dentre outras razões, pela resistência do Paraguai, concretizou-se em julho de 2012, coincidindo com a situação interna vivida por esse país (Paraguai), que
foi impedido, por não ter indústria própria, de participar dos processos de livre mercado estabelecidos pelo Mercosul.
é governado por um líder de origem indígena, que se opõe à presença de um país socialista no bloco econômico sul-continental.
mantém, desde muito tempo, um confronto com o Brasil, em razão de questões de fronteiras na região do Pantanal.
foi temporariamente afastado do bloco, como punição pelo impeachment do seu presidente, fato político condenado por países da América do Sul.
dispõe de uma legislação estabelecida, que regulamenta a posse da terra no país, permitindo ampla liberdade de propriedade territorial por estrangeiros.