(UEFS 2013 - Meio do ano) A região pantanosa de Basra, formada pelos rios Tigre e Eufrates, situada no sul do Iraque, no final da década de 1990 e início dos anos 2000, foi destruída pelo ditador Sadam Hussein, ao ordenar um massacre aos habitantes dos alagados e drenar os pântanos que foram transformados em deserto. Os pântanos são ricos em biodiversidade e matéria orgânica em decomposição produtora de metano, CH4(g), sulfeto de hidrogênio, H2S(g), e amônia, NH3(g). A organização das Nações Unidas, ONU, considera a drenagem dos pântanos do sul do Iraque um dos maiores crimes ecológicos do planeta.
Considerando-se essas informações, a intensa atividade bioquímica desses ecossistemas, é correto afirmar:
A base hidrogeno-sulfeto, conjugada do ácido , é formada na decomposição de carboidratos.
A drenagem dos pântanos deu origem a um bioma rico em organismos decompositores anaeróbios.
As bolhas de gás metano que se desprendem do leito do pântano diminuem de volume à medida que sobe e atinge a superfície da água.
O aumento da temperatura da água do pântano favorece à velocidade do processo de decomposição aeróbio de matéria orgânica produtora de CH4(g).
A redução da concentração de oxigênio, O2(aq), nas águas do pântano, constitui indicador de matéria orgânica em decomposição.