(UEFS 2013 - Meio do ano) As causas de alguns acidentes aéreos, que motivaram a queda de aeronaves nos voos internacionais, a grandes altitudes, foram eliminadas e corrigidas. A zero graus Celsius e a 1,0atm, a água, existente no querosene, congela e se separa do combustível, causando obstrução na entrada do motor, o que produzia a queda de aeronaves.
Uma análise dessas informações permite corretamente concluir:
A fusão fracionada é a melhor forma de separar água do querosene de aviões.
A presença de água dificulta a combustão desse querosene, o que causa a queda de aeronaves
A água existente no querosene de aviões, antes do congelamento, forma um sistema heterogêneo no qual essa substância funciona como solvente.
O pré-aquecimento do combustível acima de 0ºC, antes de entrar no motor, é solução adequada para eliminar o acúmulo de gelo.
A colocação de filtros no interior da tubulação, antes da entrada de combustível, é uma forma de separar o gelo e desobstruir a passagem de combustível.