(UEFS 2013 - Meio do ano) A tragédia que ocorreu no incêndio da Boate Kiss, em Santa Maria, RG, na qual morreram centenas de jovens por consequência de asfixia por monóxido de carbono, CO(g), substância capaz de impedir a oxigenação do sangue, e por cianeto de hidrogênio, HCN(g), p.e. = 26ºC. Os sobreviventes sujeitos aos efeitos tardios, indolores e possivelmente fatais das queimaduras das vias respiratórias e do acúmulo de fuligem da fumaça nos pulmões, que produzem obstrução dos brônquios, também foram a óbito.
A partir dessas informações, associadas aos conhecimentos de Química, é correto afirmar que óbitos ocorreram por motivo
de o monóxido de carbono impedir a oxigenação do sangue, que, ao reagir com oxigênio transportado pelo ferro da hemoglobina, se transforma em dióxido de carbono
de as ligações de hidrogênio existentes entre moléculas de cianeto de hidrogênio, acima de 26o C, produzirem bloqueios do aproveitamento de oxigênio pelo organismo.
de inalação de grandes quantidades de aerossol sólido, formado pela fuligem da fumaça em suspensão no ar.
de as moléculas de cianeto de hidrogênio se transformarem no ácido conjulgado, H3O+ , causar asfixia, ao entrar em contato com as vias respiratórias.
de queimaduras fatais das vias respiratórias causadas pela presença de grandes concentrações da base CN− (aq) e vapor de água na fumaça.