(UEFS 2014 - Meio do ano) A cidade
[...] E a cidade se apresenta
centro das ambições
para mendigos ou ricos
e outras armações
Coletivos, automóveis,
motos e metrôs
Trabalhadores, patrões,
Policiais, camelôs
A cidade não para
a cidade só cresce
O de cima sobe
e o de baixo desce [...]
No meio da esperteza
internacional a cidade até que não está tão mal
E a situação sempre mais ou menos
Sempre uns com mais e outros com menos [...]
(SCIENCE;NAÇÃO ZUMBI, 2005, p. 331)
A análise da composição musical e os conhecimentos sobre o espaço urbano e a dinâmica social brasileira permitem afirmar:
As metrópoles brasileiras continuam a receber imigrantes, em geral pouco qualificados, que são absorvidos pelos seus crescentes parques industriais.
Os cortiços se dispõem nas áreas centrais, nobres ou periferias, são constituídos por casas erguidas em terrenos invadidos, onde as pessoas compartilham áreas comuns, como banheiro e cozinha.
O Brasil possui a quinta maior população do mundo, com mais de 80% vivendo nas zonas urbanas, sendo que o rápido crescimento dessas áreas tornam insuficientes os serviços públicos, multiplicando, assim, os problemas sociais
Os distritos, pequenos aglomerados de casas em meio ao campo, não são considerados zonas urbanas e seus problemas sociais são solucionados pelas esferas municipal e estadual.
A rede urbana brasileira tem como principal característica o equilíbrio regional, graças ao sistema de relações que envolve o fluxo de pessoas, de mercadorias, de serviços e de informações.