(UEFS/BA -2014 - Meio do ano)
I.
(DALÍ, Salvador. Soft Self-Portrait with Grilled Bacon, 1941. (Disponível em:
<https://www.gutefrage.net/frage/soft-self-portrait-with-fried-bacon---weiches
-selbstportrait-mit-gebratenem-schinken>)
II.
(KAHLO, Frida. Coluna Partida, 1944. Oléo sobre lienzo, montado
sobre fibra dura, 43 x 33 cm, México. (Disponível em: <https://artsandculture.
google.com/asset/the-broken-column-frida-kahlo/EgGMbMFBQrAe3Q?hl=pt-br>)
Considerando-se a comparação entre a tela de Salvador Dali, intitulada “Autorretrato mole com fatia de bacon assado” e a tela de Frida Kahlo, denominada “Coluna partida”, é correto afirmar:
A imagem do “Autorretrato mole com fatia de bacon assado” é a única que explicita características oníricas surrealistas.
A tela de Salvador Dali, assim como “Coluna partida”, traz a simbologia da esperança e da superação das dificuldades enfrentadas pelo ser humano na procura de seu reconhecimento existencial.
Tanto uma quanto a outra imagem, alegorizando a fantasia e o escapismo através do sonho, convidam o interlocutor a mergulhar na satisfação existencial do ser humano em sua construção identitária.
As duas imagens sugerem a construção da identidade do indivíduo marcada pela necessidade de sustentáculos, embora somente a imagem “Coluna partida” explicite marcas de sofrimento e dor, metaforizadas pelos pregos em todo o corpo.
As escoras que sustentam a face, em “Autorretrato mole com fatia de bacon assado”, e a coluna da figura feminina, em “Coluna partida”, revelam a crítica social dos artistas que buscam, em suas pinturas, as suas próprias identidades.