(UEFS 2014 - Meio do ano) Segundo pesquisadores, a composição química da atmosfera da Terra se modificou ao longo do tempo, o que permitiu o surgimento da vida. Em uma das experiências que simulavam as condições supostamente existentes na Terra primitiva, Miller construiu um simulador formado por tubos, condensador e balões interligados, em que colocou uma mistura dos gases metano, amônia, hidrogênio e vapor de água, que foi submetida a fortes descargas elétricas, durante alguns dias.
O resultado observado, nesse experimento, foi o aparecimento de um líquido contendo várias substâncias, dentre elas os aminoácidos glicina e alanina, além de outras substâncias orgânicas mais simples. (Jr. Santos, 2014, p. 65).
Considerando-se as informações do texto, as estruturas e as propriedades das substâncias químicas, é correto afirmar:
O aumento da temperatura no ambiente reacional favoreceu a transformação do vapor de água em água líquida.
O nitrogênio, N2(g), é um gás reativo e oxidante devido à ligação tripla existente entre os átomos que formam a molécula.
O metano, CH4(g), presente na atmosfera primitiva, é constituído por moléculas que apresentam geometria piramidal.
A estrutura química dos aminoácidos glicina e alanina é constituída por átomos de carbono, hidrogênio, nitrogênio e oxigênio.
A amônia, quando no estado líquido, NH3(l), apresenta suas moléculas unidas por interações dipolo instantâneo — dipolo induzido.