ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(UEG 2005)TEXTO 1Nossa cultura valoriza a conscinc

(UEG 2005) 

TEXTO 1

Nossa cultura valoriza a consciência crítica dos indivíduos. As decisões coletivas nos parecem fadadas ao erro por serem paixões da massa manipulada ou médias estatísticas, consensos numéricos sem argumentação e sem complexidade.

CALLIGARIS, C. Elogio das eleições. Folha de S. Paulo, São Paulo, 30 set. 2004, p. E8.

TEXTO 2

Qualquer estagiário de publicidade sabe que não se deve conjugar os verbos no plural. O certo é dizer: "compre", "veja", "experimente"; nunca "comprem", "vejam", "experimentem". Cada consumidor quer ser tratado como indivíduo, e não como rebanho. Teoricamente, os anúncios apelam para a liberdade de quem os lê: apresentam-se como um esforço de persuasão pessoal, e não de mobilização coletiva.

COELHO, M. Por que era tão moderno usar chapéu. Folha de S. Paulo, São Paulo, 8 jun. 2005, p. E10.

A comparação dos dois textos mostra que

A

a opinião dos dois autores fortalece a ideia de que a sociedade brasileira condena as decisões individuais.   

B

apenas o autor do Texto 1 entende que as decisões coletivas estão condenadas ao descrédito.   

C

o autor do Texto 2 acredita que a publicidade tem como objetivo a coletividade dos sonhos de consumo.   

D

os dois autores abordam a questão individual da escolha em detrimento das decisões coletivas.   

E

ambos os autores valorizam a ideia de que a liberdade está condicionada às paixões de massas.