(Ueg 2015)
[...] magro e macilento, um tanto baixo, um tanto curvado, pouca barba, testa curta e olhos fundos. O uso constante dos chinelos de trança fizera-lhe os pés monstruosos e chatos; quando ele andava, lançava-os desairosamente para os lados, como o movimento dos palmípedes nadando. Aborrecia-o o charuto, o passeio, o teatro e as reuniões em que fosse necessário despender alguma coisa; quando estava perto da gente sentia-se logo um cheiro azedo de roupas sujas.
AZEVEDO, Aluísio de. O mulato. p. 17. In:< http://www.dominiopublico.gov.br> Acesso em: 21 ago. 2014
A pintura de Lasar Segall e o fragmento de Aluísio de Azevedo, embora afastados no tempo, servem-se de motivos semelhantes, e caracterizam, respectivamente, o
Simbolismo e o Naturalismo
Arcadismo e o Colonialismo
Expressionismo e o Realismo
Romantismo e o Parnasianismo