(UEL 2009) As plantas vasculares colonizaram a paisagem terrestre durante o período Devoniano Inferior, há cerca de 410 a 387 milhões de anos. A ocupação do grande número de hábitats demandou uma grande variedade de formas e adaptações nas plantas. Com base na morfologia dos diferentes tipos de caules, assinale a alternativa que contém caules adaptados à reprodução assexuada e à fotossíntese, respectivamente.
(UEL 2009) Leonardo da Vinci acreditava que o homem poderia voar e, para isso, estudou detalhadamente o voo das aves, conforme se pode notar em suas anotações sobre a Estrutura das asas dos pássaros, em que aponta que se deve Estudar a anatomia das asas de um pássaro junto com os músculos do peito, que são movedores destas asas. Da Vinci, L. Da Vinci por ele mesmo. Trad. Marcos Malvezi. São Paulo: Medras, 2004, p. 351. Com base no texto e nos conhecimentos sobre as aves e o seu voo, considere as afirmativas a seguir. I - Os músculos peitorais das aves voadoras devem ser ricos em mitocôndrias, uma vez que apresentam um metabolismo muito alto. II - As aves voadoras possuem sacos aéreos e ossos pneumáticos que auxiliam a reduzir o peso específico do corpo. III - O grupo de aves que não voam tem os membros posteriores adaptados para a marcha e é conhecido como ratitas. IV - As asas das aves são homólogas às das borboletas, pois ambas são utilizadas para o voo batido e não planado. Assinale a alternativa CORRETA.
(UEL - 2009) Fui nutrido nas letras desde a infncia, e por me haver persuadido de que, por meio delas, se podia adquirir um conhecimento claro e seguro de tudo o que til vida, sentia extraordinrio desejo de aprend-las. Mas, logo que terminei todo esse curso de estudos, ao cabo do qual se costuma ser recebido na classe dos doutos, mudei inteiramente de opinio. Pois me achava enleado em tantas dvidas e erros, que me parecia no haver obtido outro proveito, procurando instruir-me, seno o de ter descoberto cada vez mais a minha ignorncia. E, no entanto, estivera numa das mais clebres escolas da Europa, onde pensava que deviam existir homens sapientes, se que existiam em algum lugar da Terra. (DESCARTES, R. Discurso do Mtodo. 3 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, I994. p. 43.) O texto aponta a insatisfao que assola Descartes ao trmino dos seus estudos. Dentre os motivos que conduziram Descartes a essa avaliao, pode-se citar: I. A situao da filosofia, envolta em multas dvidas. II. A ausncia de um mtodo adequado, inspirado na matemtica, capaz de conduzir com segurana ao conhecimento do verdadeiro. III. A crtica educao, cuja base epistemolgica se mantm construda sobre pressupostos empricos. IV. A separao, existente desde o sculo XV, entre cincias do esprito e cincias da natureza. Assinale a alternativa correta.
(Uel 2009)A ação política pressupõe a possibilidade de decidir, através da palavra, sobre o bem comum. Esta acepção do termo política, somente válida enquanto ideal aceito, guarda uma estreita relação com a concepção de política defendida por Habermas. Em particular, com o modelo normativo de democracia que este desenvolveu no início dos anos de 1990 e que inclui um procedimento ideal de deliberação e tomada de decisões: a chamada política deliberativa. (VELASCO ARROVO, J. C.Para ler Habermas. Madrid: AIIanza, 2003, p. 93.) Com base no texto e nos conhecimentos sobre a democracia no pensamento de Habermas, considere as afirmativas a seguir. I. As normas se tornam legitimas pelo fato de terem sido submetidas ao crivo participativo de todos os concernidos. II. O principio da regra da maioria está subordinado à possibilidade prévia de que todos os concernidos tenham tido a oportunidade de apresentar seus posicionamentos de forma argumentativa e sem coerção. III. A deliberação visa formalizar posições cristalizadas pelos membros da sociedade política, limitando-se ao endosso das opiniões prévias de cada um. IV. As práticas políticas democráticas restringem-se à escolha, mediante sufrágio universal, dos Iíderes que governam as cidades. Assinale a alternativa correta.
(Uel 2009) Sobre a crítica frankfurtiana à concepção positivista de ciência e técnica, é correto afirmar que a racionalidade técnica I. dissocia meios e fins e redunda na adoração fetichista de seus próprios meios.II. constitui um saber instrumental cujo critério de verdade é o seu valor operativo na dominação do homem e da natureza.III. aprimora a ação do ser humano sobre a natureza e resgata o sentido da destinação humana.IV. incorpora a reflexão sobre o significado e sobre os fins da ciência no contexto social. Assinale a alternativa correta.
(UEL - 2009) Os astecas sacrificavam prisioneiros de guerra para alimentar seus deuses. O capturado tinha seu corao arrancado, era decapitado e tinha seu sangue bebido pelo captor que, depois, levava o corpo para casa, esfolava-o, comia-o com milho e vestia sua pele. correto afirmar que estes rituais no mundo dos astecas eram de ordem simblica, uma vez que:
(UEL - 2009) Texto I Eis aqui, portanto, o princpio de quando se decidiu fazer o homem, e quando se buscou o que devia entrar na carne do homem. Havia alimentos de todos os tipos. Os animais ensinaram o caminho. E moendo ento as espigas amarelas e as espigas brancas, Ixmucan fez nove bebidas, e destas provieram a fora do homem. Isto fizeram os progenitores, Tepeu e Gucumatz, assim chamados. A seguir decidiram sobre a criao e formao de nossa primeira me e pai. De milho amarelo e de milho branco foi feita sua carne; de massa de milho foram feitos seus braos e as pernas do homem. Unicamente massa de milho entrou na carne de nossos pais. (Adaptado: SUESS, P. Popol Vuh: Mito dos Quich da Guatemala sobre sua origem do milho e a criao do mundo. In: A conquista espiritual da Amrica Espanhola: 200 documentos Sculo XVI. Petrpolis: Vozes, 1992, p. 32-33.) Texto II Se voc o que voc come, e consome comida industrializada, voc milho, escreveu Michael Pollan no livro O Dilema do Onvoro, lanado este ano no Brasil. Ele estima que 25% da comida industrializada nos EUA contenha milho de alguma forma: do refrigerante, passando pelo Ketchup, at as batatas fritas de uma importante cadeia de fast food isso se no contarmos vacas e galinhas que so alimentadas quase exclusivamente com o gro. O milho foi escolhido como bola da vez devido ao seu baixo preo de mercado e tambm porque os EUA produzem mais da metade do milho distribudo no mundo. (Adaptado: BURGOS, P. Show do milho: milho na comida agora vira combustvel. Super Interessante. Edio 247, 15 dez. 2007, p. 33.) Com base nos textos e nos conhecimentos sobre os subtemas, assinale a alternativa que expressa as diferenas entre aquelas sociedades na sua relao com o mundo.
(UEL - 2009) Leia o texto a seguir e responda questo. Texto 1 - Considera pois continuei o que aconteceria se eles fossem soltos das cadeias e curados da sua ignorncia, a ver se, regressados sua natureza, as coisas se passavam deste modo. Logo que algum soltasse um deles, e o forasse a endireitar-se de repente, a voltar o pescoo, a andar e a olhar para a luz, a fazer tudo isso, sentiria dor, e o deslumbramento impedi-lo-ia de fixar os objetos cujas sombras via outrora. Que julgas tu que ele diria, se algum lhe afirmasse que at ento ele s vira coisas vs, ao passo que agora estava mais perto da realidade e via de verdade, voltado para objetos mais reais? E se ainda, mostrando-lhe cada um desses objetos que passavam, o forassem com perguntas a dizer o que era? No te parece que ele se veria em dificuldade e suporia que os objetos vistos outrora eram mais reais do que os que agora lhe mostravam? (PLATO. A Repblica. 7. ed. Lisboa: Caiouste GuIbenkian, 1993. p. 318-319.) O texto parte do livro VII da Repblica, obra na qual Plato desenvolve o clebre Mito da Caverna. Sobre o Mito da Caverna, correto afirmar. I. A caverna iluminada pelo Sol, cuja luz se projeta dentro dela, corresponde ao mundo inteligvel, o do conhecimento do verdadeiro ser. II.Explicita como Plato concebe e estrutura o conhecimento. III.Manifesta a forma como Plato pensa a poltica, na medida em que, ao voltar caverna, aquele que contemplou o bem quer libertar da contemplao das sombras os antigos companheiros. IV.Apresenta uma concepo de conhecimento estruturada unicamente em fatores circunstanciais e relativistas. Assinale a alternativa correta.
(UEL - 2009) [...] necessrio, ainda, introduzir-se um mtodo completamente novo, uma ordem diferente e um novo processo, para continuar e promover a experincia. Pois a experincia vaga, deixada a si mesma [...] um mero tateio, e presta-se mais a confundir os homens que a inform-los. Mas quando a experincia proceder de acordo com leis seguras e de forma gradual e constante, poder-se- esperar algo de melhor da cincia. [...] A infeliz situao em que se encontra a cincia humana transparece at nas manifestaes do vulgo. Afirma-se corretamente que o verdadeiro saber o saber pelas causas. E, no indevidamente, estabelecem- se quatro coisas: a matria, a forma, a causa eficiente, a causa final. Destas, a causa final longe est de fazer avanar as cincias, pois na verdade as corrompe; mas pode ser de interesse para as aes humanas. (BACON, F. Novo Organum ou verdadeiras indicaes acerca da interpretao da natureza. So Paulo: Abril Cultural. 1973. p. 72; 99-100.) Com base no texto e no pensamento de Francis Bacon acerca da verdadeira induo experimental como interpretao da natureza, correto afirmar.
(UEL -2009) [...] chamamos esses lugares de regies superiores. [...] Tais torres, conforme sua altura e posio, servem para experimentos de isolamento, refrigerao e conservao, e para as observaes atmosfricas, como o estudo dos ventos, da chuva, da neve, granizo e de alguns meteoros gneos. (BACON, F. Nova Atlntida. So Paulo: Nova Cultural. 1997. P; 246.) De acordo com o texto e os conhecimentos sobre os subtemas, pode-se afirmar que o pensamento de Francis Bacon:
(Uel 2009) Antonio Gramsci é considerado um dos grandes filósofos políticos do século XX. No Brasil, sua obra foi amplamente resgatada nos anos 1980 e 1990 para a reflexão sobre a democracia no país e para a construção de práticas pedagógicas mais críticas. Um dos postulados de Gramsci é o de que: “Todos [os homens] são filósofos, ainda que a seu modo inconscientemente”. GRAMSCI, A. Cadernos do cárcere. v. 1, São Paulo: Civilização Brasileira, 2001. p. 93. Com base no enunciado e nos conhecimentos sobre o pensamento político e pedagógico de Antonio Gramsci, é correto afirmar:
(UEL - 2009) A Grande Guerra de 1914 foi uma consequncia da remobilizao contempornea dos anciens regimes da Europa. Embora perdendo terreno para as foras do capitalismo industrial, as foras da antiga ordem ainda estavam suficientemente dispostas e poderosas para resistir e retardar o curso da histria, se necessrio recorrendo violncia. A Grande Guerra foi antes a expresso da decadncia e queda da antiga ordem, lutando para prolongar sua vida, que do explosivo crescimento do capitalismo industrial, resolvido a impor a sua primazia. Por toda a Europa, a partir de 1917, as presses de uma guerra prolongada afinal abalaram e romperam os alicerces da velha ordem entricheirada, que havia sido sua incubadora. Mesmo assim, exceo da Rssia, onde se desmoronou o antigo regime mais obstinado e tradicional, aps 1918 - 1919 as foras da permanncia se recobraram o suficiente para agravar a crise geral da Europa, promover o fascismo e contribuir para retomada da guerra total em 1939. (MAYER, A.A fora da tradio: a persistncia do Antigo Regime. So Paulo: Companhia das Letras, 1987. p. 13 - 14.) De acordo com o texto, possvel inferir que a Primeira Guerra Mundial
(Uel 2009) Com base nos conhecimentos sobre o pensamento político de Aristóteles, é correto afirmar.
(UEL - 2009) De h muito observara que, quanto aos costumes, necessrio s vezes seguir opinies, que sabemos serem muito incertas, tal como se fossem indubitveis [...]; mas, por desejar ento ocupar-me somente com a pesquisa da verdade, pensei que era necessrio agir exatamente ao contrrio, e rejeitar como absolutamente falso tudo aquilo em que pudesse imaginar a menor dvida, a fim de ver se, aps isso, no restaria algo em meu crdito, que fosse inteiramente indubitvel [...] E, tendo notado que nada h no eu penso, logo existo, que me assegure de que digo a verdade, exceto que vejo muito claramente que, para pensar, preciso existir, julguei poder tomar como regra geral que as coisas que concebemos mui clara e mui distintamente so todas verdadeiras [...]. (DESCARTES, R. Discurso do Mtodo. Quinta Parte. Os Pensadores. So Paulo: Nova Cultural, 1991. p. 46-47.) Com base no texto e nos conhecimentos sobre o pensamento de Descartes, correto afirmar:
(UEL - 2009) Observe as equaes representadas a seguir Equao 1: 2 H2(g)+ O2(g) 2H2O(g) Equao 2: 1H1+8O187N15+2He4 Com base nas equaes e nos conhecimentos sobre reaes, considere as afirmativas a seguir. I. Na equao 2, o istopo 8O18 recebe um prton e se transforma em dois outros elementos. II. A quantidade de energia envolvida na reao 1 maior que na reao 2. III. A equao 1 ocorre com transferncia de eltrons. IV. Na equao 2, ocorre emisso de uma partcula beta. Assinale a alternativa CORRETA.