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Questões de Filosofia - UEL 2011 | Gabarito e resoluções

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Questão
2011HistóriaFilosofia

(UEL -2011) A escultura Discbolo de Mron, do sculo V a. C., expressa o ideal de homem na plis ateniense. Com base nos valores deste ideal clssico, considere as afirmativas a seguir. I. Ao cidado, cabia tempo livre para se dedicar integralmente ao que era prprio do ser poltico, como a especulao filosfica e a prtica desportiva, visando realizao do humano. II. Na plis governada por juristas apoiados por atletas com poder de comando das tropas, o cidado considerava a igualdade econmica como a realizao do ser humano. III. O cidado era o elemento que integrava a plis natureza e tal integrao era representada pela corpolatria e pelas atividades fsicas impostas pelo Senado. IV. O ideal do cidado era expresso pela sua participao nas aes e decises da plis, o que inclua a busca da beleza e do equilbrio entre as formas. Assinale a alternativa correta.

Questão
2011Filosofia

(Uel 2011) TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO: A escultura Discóbolo de Míron representa a importância dada pelos gregos à atividade física. Sobre o papel da ginástica na educação dos guardiães, na obra “A república”, de Platão, considere as afirmativas a seguir. I. Ao lado da música, a ginástica desempenha papel fundamental no processo de educação dos guardiães. II. O robustecimento físico é importante para os guardiães, motivo pelo qual a ginástica deve ser ministrada desde a infância. III. O cultivo pleno do espírito deve prevalecer sobre o cuidado com a formação do corpo, bem como guiá-lo. IV. A ginástica dos guardiães deve ser mais exigente se comparada à ministrada para os guerreiros. Assinale a alternativa correta.

Questão
2011FilosofiaSociologia

(UEL 2011) Doping pode ser compreendido como a utilizao de substncias ou mtodo que possa melhorar o desempenho esportivo e atente contra a tica esportiva em determinado tempo e lugar, com ou sem prejuzo sade do esportista. Em uma poca em que as cincias do esporte aportam cada vez mais decisivamente elementos para a melhoria do desempenho esportivo dos praticantes de esporte de alto rendimento, em particular, e de atividades fsicas, em geral, ganham em importncia discusses acerca da utilizao de metodologias biomoleculares e substncias em suas mais amplas aplicaes. Quer do ponto de vista sanitrio ou tico, o doping gentico tem suscitado debates to intensos quanto questionveis do ponto de vista cientfico. A questo que se coloca consiste em indagar se o recurso obtido com tecnologias biomoleculares se choca com a ideia de esprito esportivo, essncia do Olimpismo, pautado pela busca do equilbrio entre corpo, mente e esprito. Adaptado de: RAMIREZ, A. ; RIBEIRO, . Doping gentico e esporte. Com base no texto, na teoria de Habermas e considerando as implicaes ticas envolvidas nas disputas entreatletas, assinale a alternativa correta.

Questão
2011Filosofia

(Uel 2011) Leia o texto a seguir.       Homero, sendo digno de louvor por muitos motivos, é-o em especial porque é o único poeta que não ignora o que lhe compete fazer. De fato, o poeta, em si, deve dizer o menos possível, pois não é através disso que faz a imitação. Os outros intervêm, eles mesmos, durante todo o poema e imitam pouco e raramente. Ele, pelo contrário, depois de fazer um breve preâmbulo, põe imediatamente em cena um homem, uma mulher ou qualquer outra personagem e nenhum sem caráter, mas cada uma dotada de caráter próprio. ARISTÓTELES. Poética. Trad. A. M. Valente. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 2004. p. 94-95. Com base no texto e nos conhecimentos sobre a mímesis em Aristóteles, assinale a alternativa correta.

Questão
2011FilosofiaSociologia

(Uel 2011)Leia o texto a seguir. Na tradio liberal, a nfase posta no carter impessoal das leis e na proteo das liberdades individuais, de tal modo que o processo democrtico compelido pelos (e est a servio dos) direitos pessoais que garantem a cada indivduo a liberdade de buscar sua prpria realizao. Na tradio republicana, a primazia dada ao processo democrtico enquanto tal, entendido como uma deliberao coletiva que conduz os cidados procura do entendimento sobre o bem comum. (Adaptado de: ARAJO, L. B. L.Moral, direito e poltica. Sobre a Teoria do Discurso de Habermas. In: OLIVEIRA, M.; AGUIAR, O. A.; SAHD, L. F. N. de A. e S. (Orgs.).Filosofia Poltica Contempornea. Petrpolis: Vozes, 2003. p. 214-235.) Com base no texto e nos conhecimentos sobre a filosofia poltica na teoria do discurso, correto afirmar que Habermas

Questão
2011Filosofia

(UEL - 2011) Leia o texto a seguir. Francis Bacon, em sua obra Nova Atlntida, imagina uma utopia tecnocrtica na qual o sofrimento humano poderia ser removido pelo desenvolvimento e pelo aperfeioamento do conhecimento cientfico, o qual permitiria uma crescente dominao da natureza e um suposto afastamento do mito. Na obra Dialtica do Esclarecimento, Adorno e Horkheimer defendem que o projeto iluminista de afastamento do mito foi convertido, ele prprio, em mito, caindo no dogmatismo e em numa forma de mitologia. O progresso tcnico-cientfico consiste, para Adorno e Horkeheimer, no avano crescente da racionalidade instrumental, a qual incapaz de frear iniciativas que afrontam a moral, como foram, por exemplo, os campos de concentrao nazistas. Com base no texto e nos conhecimentos sobre o desenvolvimento tcnico-cientfico, correto afirmar:

Questão
2011Filosofia

(Uel 2011)Leia o texto a seguir. Em Técnica e Ciência como ideologia, Habermas apresenta uma reformulação do conceito weberiano de racionalização pela qual lança as bases conceptuais de sua teoria da sociedade. Neste sentido, postula a distinção irredutível entre trabalho ou agir instrumental e interação ou agir comunicativo, bem como a pertinência da conexão dialética entre essas categorias, das quais deriva a diferenciação entre o quadro institucional de uma sociedade e os subsistemas do agir racional com respeito a fins. Segundo Habermas, uma análise mais pormenorizada da primeira parte da Ideologia Alemã revela que Marx não explicita efetivamente a conexão entre interação e trabalho, mas sob o título nada específico da práxis social reduz um ao outro, a saber, a ação comunicativa à instrumental. (Adaptado: HABERMAS, J.Técnica e ciência como ideologia.Lisboa: Edições 70, 1994. p.41-42.) Com base no texto e nos conhecimentos sobre o pensamento de Habermas, é correto afirmar:

Questão
2011Filosofia

(UEL - 2011) 90 milhes em ao, pra frente, Brasil, do meu corao. Todos juntos, vamos, pra frente, Brasil, salve a seleo. De repente aquela corrente pra frente. Parece que todo o Brasil deu a mo. Todos ligados na mesma emoo. Tudo um s corao. Todos juntos, vamos, pra frente, Brasil, Brasil, Salve a seleo. (Cano: Pra frente Brasil/ Copa 1970. Autor: Miguel Gustavo) Na obra Resposta questo: o que o esclarecimento?, Kant discute conceitos como uso pblico e privado da razo e a superao da menoridade. luz do pensamento kantiano, o fenmeno contemporneo do uso poltico dos eventos esportivos

Questão
2011Filosofia

(UEL - 2011) Leia o texto a seguir. A virtude , pois, uma disposio de carter relacionada com a escolha e consiste numa mediania, isto , a mediania relativa a ns, a qual determinada por um princpio racional prprio do homem dotado de sabedoria prtica. Aristteles. tica a Nicmaco. Trad. de Leonel Vallandro e Gerd Bornheim. So Paulo: Abril Cultural, 1973. Livro II, p. 273. Com base no texto e nos conhecimentos sobre a situada tica em Aristteles, pode-se dizer que a virtude tica

Questão
2011Filosofia

(UEL - 2011) Leia o texto a seguir. Na Primeira Seco da Fundamentao da Metafsica dos Costumes, Kant analisa dois conceitos fundamentais de sua teoria moral: o conceito de vontade boa e o de imperativo categrico. Esses dois conceitos traduzem as duas condies bsicas do dever: o seu aspecto objetivo, a lei moral, e o seu aspecto subjetivo, o acatamento da lei pela subjetividade livre, como condio necessria e suficiente da ao. (DUTRA, D. V. Kant e Habermas: a reformulao discursiva da moral kantiana. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2002. p. 29.) Com base no texto e nos conhecimentos sobre a teoria moral kantiana, correto afirmar:

Questão
2011Filosofia

(UEL - 2011) Leia o texto a seguir. Certamente, a brusca mudana de direo que encontramos nas reflexes de Maquiavel, em comparao com os humanistas anteriores, explica-se em larga medida pela nova realidade poltica que se criara em Florena e na Itlia, mas tambm pressupe uma grande crise de valores morais que comeava a grassar. Ela no apenas constatava a diviso entre ser e dever ser, mas tambm elevava essa diviso a princpio e a colocava como base da nova viso dos fatos polticos. (REALE, G.; ANTISERI, D. Histria da Filosofia. So Paulo: Paulinas, 1990. V. II, p. 127.) Dentre as contribuies de Maquiavel Filosofia Poltica, correto afirmar:

Questão
2011Filosofia

(UEL - 2011) O principal problema de Descartes pode ser formulado do seguinte modo: Como poderemos garantir que o nosso conhecimento absolutamente seguro? Como o ctico, ele parte da dvida; mas, ao contrrio do ctico, no permanece nela. Na Meditao Terceira, Descartes afirma: [...] engane-me quem puder, ainda assim jamais poder fazer que eu nada seja enquanto eu pensar que sou algo; ou que algum dia seja verdade eu no tenha jamais existido, sendo verdade agora que eu existo [...] (DESCARTES. Ren. Meditaes Metafsicas. Meditao Terceira, So Paulo: Nova Cultural, 1991. p. 182. Coleo Os Pensadores.) Com base no enunciado e considerando o itinerrio seguido por Descartes para fundamentar o conhecimento, correto afirmar:

Questão
2011Filosofia

(UEL - 2011) Leia o texto a seguir. O pensamento moderno caracteriza-se pelo crescente abandono da cincia aristotlica. Um dos pensadores modernos desconfortveis com a lgica dedutiva de Aristteles considerando que esta no permitia explicar o progresso do conhecimento cientfico foi Francis Bacon. No livro Novum Organum, Bacon formulou o mtodo indutivo como alternativa ao mtodo lgico-dedutivo aristotlico. Com base no texto e nos conhecimentos sobre o pensamento de Bacon, correto afirmar que o mtodo indutivo consiste

Questão
2011Filosofia

(UEL - 2011) Leia o texto a seguir. Para esclarecer o que seja a imitao, na relao entre poesia e o Ser, no Livro X de A Repblica, Plato parte da hiptese das ideias, as quais designam a unidade na pluralidade, operada pelo pensamento. Ele toma como exemplo o carpinteiro que, por sua arte, cria uma mesa, tendo presente a ideia de mesa, como modelo. Entretanto, o que ele produz a mesa e no a sua ideia. O poeta pertence mesma categoria: cria um mundo de mera aparncia. Com base no texto e nos conhecimentos sobre a teoria das ideias de Plato, correto afirmar:

Questão
2011Filosofia

(UEL -2011) Leia o texto a seguir. precisamente nos ritmos e nas melodias que nos deparamos com as imitaes mais perfeitas da verdadeira natureza da clera e da mansido, e tambm da coragem e da temperana, e de todos os seus opostos e outras disposies morais (a prtica prova-o bem, visto que o nosso estado de esprito se altera consoante a msica que escutamos). (Aristteles. Poltica. Ed: bilngue. Trad. A. C. Amaral e C. C. Gomes. Lisboa: Vega, 1998. Livro VIII, p. 579.) Com base no texto e nos conhecimentos sobre a msica e a teoria poltica de Aristteles, considere as afirmativas a seguir. I. A msica pode incitar um certo estado de esprito, por isso deve-se escolher aquela que forme bem o carter do cidado. II. A msica, por ter ritmo e melodia, incita paixes e mesmo qualidades ticas, sendo desnecessrio cuidar de sua escolha. III. A msica a arte que melhor imita paixes e qualidades ticas, por isso ela importante para a formao do cidado. IV. A msica incita a formao das virtudes e deve tambm ser estendida aos estratos inferiores da sociedade. Assinale a alternativa correta.

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