(Uel 2013) Leia o texto a seguir. O modo de comportamento perceptivo, atravs do qual se prepara o esquecer e o rpido recordar da msica de massas, a desconcentrao. Se os produtos normalizados e irremediavelmente semelhantes entre si, exceto certas particularidades surpreendentes, no permitem uma audio concentrada, sem se tornarem insuportveis para os ouvintes, estes, por sua vez, j no so absolutamente capazes de uma audio concentrada. No conseguem manter a tenso de uma concentrao atenta, e por isso se entregam resignadamente quilo que acontece e flui acima deles, e com o qual fazem amizade somente porque j o ouvem sem ateno excessiva. (ADORNO, T. W. O fetichismo na msica e a regresso da audio. In: Adorno et all. Textos escolhidos. So Paulo: Abril Cultural, 1978, p.190. Coleo Os Pensadores.) As redes sociais tm divulgado msicas de fcil memorizao e com forte apelo cultura de massa. A respeito do tema da regresso da audio na Indstria Cultural e da relao entre arte e sociedade em Adorno, assinale a alternativa correta.
(UEL 2013) A figura mostra um modelo de organismo com simetria bilateral. Nos grupos animais, o aparecimento da bilateralidade est associado s seguintes caractersticas morfofisiolgicas:
(UEL 2013) Adquira o óvulo em um país, faça a fertilização em outro e contrate a mãe de aluguel num terceiro. Está pronto o seu filho com muita economia. (COSTA, C. Bebê globalizado. Supernovas. Super Interessante. São Paulo: Editora Abril, 296.ed., out. 2011, p.28.) As transformações sociais possibilitam novas formas de constituição familiar. O desenvolvimento científico e tecnológico consegue ajudar casais a terem filhos, recorrendo à reprodução assistida. Nesse contexto e supondo que um casal constituído por duas mulheres deseje ter um bebê, considere as afirmativas a seguir. I. A célula-ovo será resultante de um óvulo retirado de uma das mães que foi fecundado por um espermatozoide e implantado no útero de uma mulher ou no de uma das mães. II. A fusão dos núcleos dos óvulos das mães dará origem a um embrião do sexo feminino, o qual apresenta genes de ambas as genitoras, portanto com características haploides de cada uma delas. III. O embrião formado, gerado in vitro, foi implantado no útero de uma mãe de barriga de aluguel para que o bebê tivesse características dela. IV. O bebê será do sexo feminino, porque o núcleo diploide que lhe deu origem é resultante da fertilização do óvulo de uma das mães com o espermatozoide haploide com cromossomo X de um homem. Assinale a alternativa correta.
(Uel 2013) Leia o texto a seguir. Sentir-se muito angustiado com a ideia de perder seu celular ou de ser incapaz de ficar sem ele por mais de um dia a origem da chamada nomofobia, contrao de no mobile phobia, doena que afeta principalmente os viciados em redes sociais que no suportam ficar desconectados. Uma parte da populao acha que, se no estiver conectada, perde alguma coisa. E se perdemos alguma coisa, ou se no podemos responder imediatamente, desenvolvemos formas de ansiedade ou nervosismo. (Adaptado de: O medo de no ter o celular disposio cria nova fobia. Disponvel em: . Acesso em: 9 abr. 2012.) Com base no texto e nos conhecimentos sobre socializao e instituies sociais, na perspectiva funcionalista de Durkheim, assinale a alternativa correta.
Uma família viaja para Belém (PA) em seu automóvel. Em um dado instante, o GPS do veículo indica que ele se localiza nas seguintes coordenadas: latitude 2120 Sul e longitude 4830 Oeste. O motorista solicita a um dos passageiros que acesse a Internet em seu celular e obtenha o raio médio da Terra, que é de 6730 km, e as coordenadas geográficas de Belém, que são latitude 120 Sul e longitude 4830 Oeste. A partir desses dados, supondo que a superfície da Terra é esférica, o motorista calcula a distância D, do veículo a Belém, sobre o meridiano 4830 Oeste. Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o valor da distância D, em km.
(UEL 2013) Observe a figura e leia o texto a seguir. A crise da razão se manifesta na crise do indivíduo, por meio da qual se desenvolveu. A ilusão acalentada pela filosofia tradicional sobre o indivíduo e sobre a razão a ilusão da sua eternidade está se dissipando. O indivíduo outrora concebia a razão como um instrumento do eu, exclusivamente. Hoje, ele experimenta o reverso dessa autodeificação. (HORKHEIMER, M. Eclipse da razão. São Paulo: Centauro, 2000, p.131.) Com base na figura e nos conhecimentos sobre a crise da razão e do indivíduo na contemporaneidade, em Horkheimer, considere as afirmativas a seguir. I. A crise do indivíduo implica na sua fragmentação: embora ele ainda se represente, a imagem que possui de si é incompleta, parcial. II. A crise do indivíduo resulta de uma incompreensão: ignorar que ele é uma particularidade ordenada (microcosmo) inserida numa totalidade ordenada (macrocosmo). III. O indivíduo, que é unitário, apreende a si mesmo e ao mundo plenamente, faltando-lhe, porém, os meios adequados para comunicar tal conhecimento. IV. O desenvolvimento das ciências humanas levou a uma recusa da ideia universal de homem: nega-se à razão o poder de fundamentar absolutamente o conhecimento sobre o indivíduo. Assinale a alternativa correta.
(UEL - 2013) Leia o texto a seguir. A questo no est mais em se um homem honesto, mas se inteligente. No perguntamos se um livro proveitoso, mas se est bem escrito. As recompensas so prodigalizadas ao engenho e ficam sem glrias as virtudes. H mil prmios para os belos discursos, nenhum para as belas aes. (ROUSSEAU, J. J. Discurso sobre as cincias e as artes. 3.ed. So Paulo: Abril Cultural, 1983. p.348. Coleo Os Pensadores.) O texto apresenta um dos argumentos de Rousseau questo colocada em 1749, pela Academia de Dijon, sobre o seguinte problema: O restabelecimento das Cincias e das Artes ter contribudo para aprimorar os costumes? Com base nas crticas de Rousseau sociedade, assinale a alternativa correta.
(Uel 2013)Leia o texto a seguir. A utilizao da Internet ampliou e fragmentou, simultaneamente, os nexos de comunicao. Isto impacta no modo como o dilogo construdo entre os indivduos numa sociedade democrtica. (Adaptado de: HABERMAS, J. O caos da esfera pblica.Folha de So Paulo, 13 ago. 2006, Caderno Mais!, p.4-5.) A partir dos conhecimentos sobre a ao comunicativa em Habermas, considere as afirmativas a seguir. I. A manipulao das opinies impede o consenso ao usar os interlocutores como meios e desconsiderar o ser humano como fim em si mesmo. II. A validade do que decidido consensualmente assenta-se na negociao em que os interlocutores se instrumentalizam reciprocamente em prol de interesses particulares. III. Como regra do discurso que busca o entendimento, devem-se excluir os interlocutores que, de algum modo, so afetados pela norma em questo. IV. O projeto emancipatrio dos indivduos construdo a partir do dilogo e da argumentao que prima pelo entendimento mtuo. Assinale a alternativa correta.
(Uel 2013)TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO: Os documentos de identificação individual podem ser analisados sob a perspectiva dos estudos weberianos a respeito da sociedade moderna. Sobre essa análise, assinale a alternativa correta.
(UEL - 2013) No livroAtravs do espelho e o que Alice encontrou por l,a Rainha Vermelha diz uma frase enigmtica: Pois aqui, como v, voc tem de correr o mais que pode para continuar no mesmo lugar. CARROL, L.Atravs do espelho e o que Alice encontrou por l.Rio de Janeiro: Zahar, 2009. p.186. J na Grcia antiga, Zeno de Eleia enunciara uma tese tambm enigmtica, segundo a qual o movimento ilusrio, pois numa corrida, o corredor mais rpido jamais consegue ultrapassar o mais lento, visto o perseguidor ter de primeiro atingir o ponto de onde partiu o perseguido, de tal forma que o mais lento deve manter sempre a dianteira. ARISTTELES. Fsica. Z 9, 239 b 14. In: KIRK, G. S.; RAVEN, J. E.; SCHOFIELD, M.Os Pr-socrticos. 4.ed. Lisboa: Fundao Calouste Gulbenkian, 1994, p.284. Com base no problema filosfico da iluso do movimento em Zeno de Eleia, correto afirmar que seu argumento
(UEL 2013)Muitas vezes, o processo de evoluo por seleo natural alvo de interpretaes distorcidas.E quando o assunto a evoluo humana, a distoro pode ser ainda maior, pois o Homosapiens apresentado como o pice do desenvolvimento. As ilustraes mais conhecidas daevoluo esto todas direcionadas no sentido de reforar uma cmoda concepo dainevitabilidade e da superioridade humanas. A principal verso dessas ilustraes a srieevolutiva ou escada de progresso linear. Esse avano linear ultrapassa os limites dasrepresentaes e alcana a prpria definio do termo evoluo: a palavra tornou-se sinnimode progresso. A histria da vida no uma escada em que o progresso se faz de formaprevisvel e sim um arbusto ramificado e continuamente podado pela tesoura da extino. (Adaptado de: GOULD, S. J. Vida maravilhosa: o acaso na evoluo e a natureza da histria.So Paulo: Companhia das Letras, 1989. p.23-31.) A rvore filogentica, representada na figura a seguir, construda com basenas comparaes de DNA e protenas. Com base na anlise dessa rvore filogentica, assinale a alternativa correta.
(Uel 2013) Adquira o vulo em um pas, faa a fertilizao em outro e contrate a me de aluguel num terceiro. Est pronto o seu filho com muita economia. (COSTA, C. Beb globalizado. Supernovas. Super Interessante. So Paulo: Editora Abril, 296.ed., out. 2011, p.28.) O texto apresenta um aspecto da reproduo humana assistida. Sobre as mudanas no referido processo social, assinale a alternativa correta.
(Uel 2013) Leia o texto a seguir. Tudo isso ela [Diotima] me ensinava, quando sobre as questões de amor [eros] discorria, e uma vez ela me perguntou: que pensas, ó Sócrates, ser o motivo desse amor e desse desejo? A natureza mortal procura, na medida do possível, ser sempre e ficar imortal. E ela só pode assim, através da geração, porque sempre deixa um outro ser novo em lugar do velho; pois é nisso que se diz que cada espécie animal vive e é a mesma. É em virtude da imortalidade que a todo ser esse zelo e esse amor acompanham. (Adaptado de: PLATÃO. O Banquete. 4.ed. São Paulo: Nova Cultural, 1987, p.38-39. Coleção Os Pensadores.) Com base no texto e nos conhecimentos sobre o amor em Platão, assinale a alternativa correta.