(Uel 2015) Leia o texto a seguir. A arte pré-histórica é uma arte de linhas e croquis; é uma etapa além da percepção, um artifício que ajuda a reter a imagem na mente. Na arte pré-histórica, encontramos figuras humanas, geralmente armadas, em ação, seja perseguindo animais, lutando ou dançando. Os animais são representados de forma naturalista, ou seja, reproduções de imagens perceptíveis. As figuras humanas, pelo contrário, estão muito estilizadas; se estão em movimento, os braços e as pernas são alargados. O objetivo do artista foi indicar o movimento; as formas são ditadas por sensações internas mais que observação externa. Os dois principais estilos pré-históricos são vitalistas e se acham determinados pela imagem captada exteriormente e pela sensação internamente sentida. A arte pode haver estado associada com ritos, com a intenção de exercer os poderes mágicos através de um retrato fiel que apresenta naturalismo nas representações animais. Já o símbolo estilizado e dinâmico da forma humana é determinado por um sentimento interno. Adaptado de: READ, H. “Imagen e Idea”. La función Del arte en el desarollo de la conciencia humana. México: FCE, 2003. p.23-31. Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, assinale a alternativa que apresenta, correta e respectivamente, as imagens da arte pré-histórica que representam o estilo animal naturalista (reprodução de imagens perceptíveis) e os símbolos estilizados e dinâmicos da forma humana determinados mais pela sensação que pela observação e que buscam indicar o movimento.
(UEL - 2015) Nas obras Commentariolus e Revoluo das Orbes Celestes, Nicolau Coprnico formulou uma teoria que desafiou os dogmas da Igreja Catlica Apostlica Romana, ao conceber um novo modelo. Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, os valores culturais do Renascimento.
(UEL 2015 - 2a fase)Leia o texto a seguir. Mais uma mulher é estuprada e enforcada em árvore na Índia Mais uma adolescente foi encontrada enforcada em uma árvore nesta quinta-feira (12), supostamente após ter sido estuprada, no estado indiano de Uttar Pradesh, o quinto caso semelhante registrado na região nas últimas duas semanas, informou a polícia local. A jovem de 16 anos de idade foi encontrada nesta manhã em uma árvore nos arredores da cidade de Rajpura. Fontes policiais disseram à agência local Ians que a jovem teria sido raptada na noite desta quarta-feira (11), quando sua família se dirigiu a um casamento e a deixou sozinha em casa. A família da adolescente denunciou o desaparecimento da jovem em uma delegacia ainda na noite desta quarta, mas acabou sendo rechaçada pelos agentes. De acordo com os familiares, a menina também teria sido vítima de estupro, uma acusação que ainda está sendo investigada. Estamos investigando todas as possibilidades, incluindo a inimizade com alguma pessoa. Mas é muito cedo para qualquer conclusão, disse um policial local à agência Ians. Nas duas últimas semanas, quatro casos com cinco vítimas de mulheres enforcadas foram registrados no estado de Uttar Pradesh. (Disponível em: . Acesso em: 2 out. 2014.) Com base no texto e nos conhecimentos sobre a sociedade indiana, responda qual seria a explicação histórica para os estupros de mulheres ainda acontecerem hoje em dia na Índia, assim como em outras partes do mundo.
(UEL 2015 - 2a fase) Durante a Ditadura Militar, no Brasil, em especial após o AI-5 em 1968, inicia-se um período de intensa censura às produções culturais, inclusive das músicas, quando vários cantores e compositores tiveram partes e mesmo canções inteiras vetadas à divulgação, discos banidos das lojas, e, como punição, alguns foram condenados ao exílio. Pode-se afirmar que o cantor e compositor Chico Buarque de Hollanda foi um dos alvos prediletos da censura, o que o levou a adotar o pseudônimo Julinho da Adelaide, por um tempo. A canção Apesar de Você, de 1970, foi um dos alvos dos censores. Leia parte de sua letra a seguir. Hoje você é quem manda Falou, tá falado / Não tem discussão, não. A minha gente hoje anda Falando de lado e olhando pro chão. Viu? Você que inventou esse Estado / Inventou de inventar Toda escuridão / Você que inventou o pecado / Esqueceu-se de inventar o perdão. Apesar de você / amanhã há de ser outro dia. / Eu pergunto a você onde vai se esconder Da enorme euforia? / Como vai proibir / Quando o galo insistir em cantar? Água nova brotando / E a gente se amando sem parar. Quando chegar o momento / Esse meu sofrimento / Vou cobrar com juros. Juro! Todo esse amor reprimido, / Esse grito contido, / Esse samba no escuro. Você que inventou a tristeza / Ora tenha a fineza / de desinventar. Você vai pagar, e é dobrado, / Cada lágrima rolada / Nesse meu penar. Apesar de você / amanhã há de ser outro dia. / Eu pergunto a você onde vai se esconder Da enorme euforia? / Como vai proibir / Quando o galo insistir em cantar? Água nova brotando / E a gente se amando sem parar. (Apesar de Você (compacto simples)/Álbum Chico Buarque 1970.) É possível perceber, por meio da canção de Chico Buarque, certas características da sociedade daquele período que o Regime Militar preferia que a grande maioria da população não viesse a conhecer. Disserte sobre pelo menos uma dessas características.
(UEL 2015 - 2a fase)Leia o texto a seguir. Ao que parece, é a partir de 1902 que o nome de Apaches passa a ser empregado para designar um bando de jovens cujos delitos faziam Belleville [França] tremer. A paternidade dessa transição é controversa: para uns, invenção de jornalista, para outros, resposta de policial indignado, para outros, ainda, o vocábulo seria escolha dos próprios jovens, acostumados a batizar seus grupos com nomes coletivos e simbólicos. No sentido estrito, original, Apache designa os jovens malandros dos subúrbios. O Apache está ligado à grande cidade, mais precisamente à Paris popular dos bairros de periferia. A sedução que exercem os Apaches também é a da Capital. Quando Le Journal ou Le Matin, em 1907, noticiam diariamente seus delitos, é em uma coluna com a rubrica Paris-Apache. Para a juventude, não se prevê realmente nada, afora o serviço militar e, para os recalcitrantes, os batalhões disciplinares. Muitos veem no exército a forma de captar qualidades guerreiras mal empregadas e de domar os rebeldes impenitentes, enviados para as primeiras linhas quando vier a guerra. A Guerra: viúva suprema. (Adaptado de: PERROT, M. Os Excluídos da História: operários, mulheres e prisioneiros. 2.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992. p.315-316 e p.332.) Nesse texto, a historiadora francesa Michelle Perrot refere-se aos grupos de jovens considerados delinquentes conhecidos pelo nome de Apaches e que se tornaram célebres pela violência atribuída aos seus atos. Com base no texto e nos conhecimentos a respeito da história contemporânea, a) cite e analise um evento similar ao mencionado no texto em relação a outro grupo social na história recente do Brasil; b) analise e explique a posição de Michelle Perrot com relação à solução encontrada pelo Estado francês para disciplinar a juventude considerada fora dos padrões da sociedade.
(UEL 2015 - 2a fase)Leia a citação e analise a figura a seguir. Construir é uma atividade fundamental para o soberano egípcio. (DESPLANCQUES, S. Egito Antigo. Porto Alegre: LPM, 2009. p.28. Coleção LPM Pocket. Série Encyclopaedia.) A citação da historiadora Sophie Desplancques faz alusão ao Egito Antigo, especificamente ao período conhecido como Antigo Império, considerado uma fase de estabilidade política por parte significativa da historiografia, bem como uma idade de ouro de sua civilização, por parte dos próprios egípcios. Com base na citação, na figura e nos conhecimentos sobre o Antigo Império, explique um elemento que transmita a noção de poder ligada aos Faraós no Egito Antigo.
(UEL - 2015)Observe as figuras 1 e 2. A colonizao no Brasil pela coroa portuguesa teve sua origem no sistema de Capitanias Hereditrias que definiu a propriedade e a posse das terras. No incio do sculo XIX, com a vinda de imigrantes europeus para o Brasil, estabeleceu-se a Lei de Terras de 1850, com o intuito de normatizar a propriedade e o seu uso. Sobre o domnio de terras no Brasil, no contexto das Capitanias Hereditrias e da Lei de 1850, assinale a alternativa correta.
(UEL - 2015) Leia o texto a seguir. A conquista do tempo atravs da medida claramente percebida como um dos importantes aspectos do controle do Universo pelo homem. De um modo no to geral, observa-se como, em uma sociedade, a interveno dos detentores do poder na medida do tempo um elemento essencial do seu poder: o calendrio um dos grandes emblemas e instrumentos do poder; por outro lado, apenas os detentores carismticos do poder so senhores do calendrio: reis, padres, revolucionrios. LE GOFF, J. Histria e Memria. Trad. de Bernardo Leito et al. 7.ed. Campinas: Unicamp, 2013. p.442. No processo histrico das sociedades humanas, os senhores do poder procuram ampliar o seu domnio socioeconmico vinculando-o ao tempo cronolgico. Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, um exemplo de apropriao do tempo associado a um poder que originou um novo calendrio.
(UEL -2015) O ser humano, no decorrer de seu processo histrico, desenvolveu noes dejustia em detrimento da prtica da vingana. O primeiro cdigo de leis, denominado de Cdigode Hamurabi, pouco rompia com a valorizao da vingana, mantendo o princpio da Lei deTalio expresso na mxima Olho por olho, dente por dente. Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o povo que elaborou na antiguidade oreferido cdigo e em que tipo de escrita ele foi impresso.