Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de Sociologia - UEL | Gabarito e resoluções

1-15 de 82chevron right center
Questão
2021Sociologia

(UEL 2021) Referindo-se Declarao Universal dos Direitos Humanos (DUDH), em 2017, a ento presidente da Comisso de Direitos Humanos do Senado Federal Brasileiro, disse: Se todas as naes tivessem seguido esse documento [desde sua promulgao], ns no teramos as mazelas que a gente tem hoje no mundo e no Brasil, principalmente. A impresso que eu tenho que nenhum governante l a Declarao dos Direitos Humanos. Em todo lugar que eu vou, eu leio alguns artigos que so elementares. Tratam da liberdade, do direito alimentao, sade, moradia. lamentvel que o mundo no tenha dado passos importantes durante [esse tempo]. Adaptado de: www12.senado.leg.br Com base nos conhecimentos sobre a DUDH, considere as afirmativas a seguir. I. Em alguns pases desenvolvidos, as ameaas aos direitos humanos vm, tambm, na forma da negao de direitos aos imigrantes, em manifestaes de dio racial ou de discriminao sexual ou religiosa. II. A ideia de universal contida na DUDH indica princpios que valem para todas as pessoas, de todos os pases, independentemente de etnia, raa, classe social, religio ou qualquer outra condio. III. Um dos fundamentos da DUDH a noo de dignidade humana: cada ser humano possui valor intrnseco, isto , em si mesmo, constituindo-se, portanto, como sujeito de direitos. IV. As violaes de direitos humanos previstas na DUDH excluem aquelas praticadas por agentes e empresas privadas, como, por exemplo, as referentes s relaes de trabalho. Assinale a alternativa correta.

Questão
2021Sociologia

(UEL 2021) Considerando as fronteiras entre religio e poltica, com base nos conhecimentos sobre Estado Moderno, assinale a alternativa correta.

Questão
2020Sociologia

(UEL 2020) Observe a figura a seguir. Os trs fuscas da imagem fazem parte do acervo do Museu de Inhotim. O Fusca, antes de se tornar objeto de arte, foi smbolo da indstria automobilstica mundial, hoje marcada pelos mtodos toyotistas de fabricao. Com base nos conhecimentos sobre sistemas produtivos no transcurso do sculo XX, considere as afirmativas a seguir. I. As prticas toyotistas na indstria automobilstica buscaram superar os parmetros bsicos do fordismo ao operarem com o just in time e a produo diversificada em uma mesma base de fabricao. II. O esprito da ideologia nazista de Estado forte se entrelaou com a fabricao, naAlemanha, dos carros Volkswagen. III. Automveis expostos em museus permitem observar transformaes nos campos social e cultural do sculo XX, tais como a preocupao com a questo ecolgica. IV. A produo em larga escala de automveis pelas indstrias Ford marcou o nascimento da ― linha de produo flexvel. Assinale a alternativa correta.

Questão
2019Sociologia

(UEL 2019) As reflexões liberais tenderam a acentuar, até o século XIX, a compreensão de que o Estado era a expressão da Razão. Nessa forma de compreensão liberal, é correto afirmar que o Estado

Questão
2019Sociologia

(Uel2019) Analise as imagens e leia o texto a seguir. Olhos e bocas aparecem costurados grosseiramente como um símbolo. O segredo guardado dentro do universo doméstico: os olhos que não podem ver, a boca que não pode falar, gritar. A artista faz da trama um elemento questionador e ao mesmo tempo criador de novos sentidos, como no trabalho Bastidores, 1997. Adaptado de afreaka.com.br A pintura indígena é individual, única e possui diversos significados segundo as diferenciações sociais, traduzindo a dignidade do ser humano e exprimindo a sua função sociológica. Com base nas imagens, no texto e nos conhecimentos de arte indígena e da arte contemporânea brasileira de Rosana Paulino, considere as afirmativas a seguir. I. A obra Bastidores apropria-se de objetos usuais das mulheres para abordar questões que remetem à opressão, ao racismo, à feminilidade, articulando significados. II. Obras indígenas trazem, também, o corpo como suporte e base das atividades artísticas, representando a beleza, a vida e suas diferenças na forma humana. III. A arte dos Kadiwéu apresenta uma produção abstrata na pintura do corpo e do rosto com detalhes, simetria, equilíbrio e beleza. IV. A produção da obra Bastidores aborda o problema da relação entre o meio ambiente e a religião e prioriza a posição da mulher na natureza e a força do pensamento místico. Assinale a alternativa correta.

Questão
2019Sociologia

(UEL 2019) Leia o texto a seguir. A menos que seja um físico, quem anda num bonde não tem ideia de como o carro se movimenta. E não precisa saber. Basta-lhe poder contar com o comportamento do bonde a orientar sua conduta de acordo com sua expectativa; mas nada sabe sobre o que é necessário para produzir o bonde ou movimentá-lo. O selvagem tem um conhecimento incomparavelmente maior sobre suas ferramentas. WEBER, M. A ciência como vocação. In: GERTH, H.; MILLS, W. Max Weber. Ensaios de Sociologia. Rio de Janeiro: Zahar, 1979. p. 165. Com base no texto e nos conhecimentos sobre a sociedade moderna, conforme Max Weber, assinale a alternativa correta.

Questão
2019Sociologia

(UEL 2019) Leia o texto a seguir. O prefixo des indica anomalia. Desemprego é o nome de uma condição claramente temporária e anormal, e, assim, a natureza transitória e curável da doença é patente. A noção de desemprego herdou sua carga semântica da auto consciência de uma sociedade que costumava classificar seus integrantes, antes de tudo, como produtores, e que também acreditava no pleno emprego não apenas como condição desejável e atingível, mas também como seu derradeiro destino. Uma sociedade que, portanto, classificava o emprego como uma chave a chave para a solução dos problemas ao mesmo tempo da identidade pessoal socialmente aceitável, da posição social segura, da sobrevivência individual e coletiva, da ordem social e da reprodução sistêmica. BAUMAN, Z. Vidas despedaçadas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005. p. 19. Com base no texto e nos conhecimentos sobre as transformações mais recentes quanto ao tema desemprego no capitalismo, considere as afirmativas a seguir. I. A tendência no capitalismo globalizado é tornar os postos de trabalho mais flexíveis para atender necessidades das grandes corporações, levando a questionamentos do modelo taylorista-fordista. II. A perda de identidade em relação ao emprego no capitalismo contemporâneo confirma o fato de que a categoria trabalho deixou de ser essencial para a produção e reprodução da vida social. III. As políticas antissindicais que acompanham as práticas neoliberais apresentam como resultado a supressão das crises econômicas globais com o restabelecimento do pleno emprego. IV. O desemprego, no capitalismo globalizado, tem a longa duração como seu traço característico, enquanto avança o emprego precário e de alta rotatividade, como nos call centers. Assinale a alternativa correta.

Questão
2019Sociologia

(UEL 2019) Escândalos recentes sobre a exposição de dados dos usuários do Facebook alimentaram os debates sobre a privacidade nas redes sociais, um tema que se conecta com a questão do poder e suscita preocupações sobre o quanto as pessoas e suas relações tornam-se expostas ou protegidas com o uso das novas tecnologias de informação. Com base nos conhecimentos sociológicos sobre redes sociais e sociedade contemporânea, assinale a alternativa correta.

Questão
2019Sociologia

(Uel 2019) Leia o texto a seguir. Hoje em dia [...] as máquinas, dotadas da propriedade maravilhosa de encurtar e tornar mais frutífero o trabalho humano, provocam a fome e o esgotamento do trabalhador.[...] O domínio do homem sobre a natureza é cada vez maior; porém, [...] todos os nossos inventos e progressos parecem dotar de vida intelectual as forças materiais, enquanto que reduzem a vida humana ao nível de uma força material bruta. MARX, K. Discurso pronunciado na festa de aniversário do Peoples Paper, MARX, K. ; ENGELS, F. Obras Escolhidas, V.1. São Paulo: Editora Alfa - Ômega. p. 298. Atentando para o movimento de razão e desrazão na sociedade contemporânea, o texto, de autoria de Marx, acentua a presença, no modo de produção capitalista, do(a)

Questão
2019Sociologia

(UEL 2019) Leia o texto a seguir, Uma ínfima minoria, já excepcionalmente munida de poderes, de propriedades e de privilégios considerados implícitos, detém de ofício esse direito. Quanto ao resto da humanidade, para merecer viver, deve mostrar- -se útil à sociedade, pelo menos àquela parte que a administra e a domina: a economia, mais do que nunca confundida com o comércio, ou seja, a economia de mercado. Útil, aqui, significa quase rentável, isto é, lucrativo ao lucro. FORRESTER, V. O Horror econômico. São Paulo: UNESP, 1997. p.13. Com base nos conhecimentos históricos sobre a economia mundial e nas considerações de Viviane Forrester, assinale a alternativa correta.

Questão
2018Sociologia

(UEL 2018 - 2a fase) Em 2016, ocorreu a deposição de Dilma Rousseff da presidência da república. Desde a eleição de 1989, que resultou na posse de um presidente eleito depois de mais de duas décadas de ditadura militar a última eleição direta presidencial tinha ocorrido em 1960 , esta é a segunda interrupção do mandato de um ocupante do principal cargo da república. A história republicana do Brasil é muito marcada pela instabilidade política, que se instaura sobretudo quando certas frações das classes médias ou das massas populares buscam algum protagonismo político e/ou visam impor alguma agenda de políticas públicas concernentes às suas demandas e interesses. Para Florestan Fernandes, essa instabilidade expressa características problemáticas do desenvolvimento socioeconômico, político e cultural do Brasil: permanência da dependência tecnológica e financeira ante os países centrais (desenvolvidos), concentração da propriedade da terra e da riqueza, elevada pobreza material e educacional das massas populares, caráter autocrático do Estado, entre outros. Em um país que se torna industrializado muito tardiamente, a instabilidade transfigura-se, assim, numa espécie de doença da velhice, afirmando-se nitidamente como uma técnica antissocial de uso pacífico ou violento do poder para impedir a reorganização da sociedade nos planos econômico, político e social. (FERNANDES, F. Sociedade de classes e subdesenvolvimento. São Paulo: Global, 2008. p.133.) Com base nas ideias de Florestan Fernandes e na concepção marxista de luta de classes, explique como essas características estruturais da sociedade brasileira fomentam a instabilidade das relações e instituições políticas do Brasil.

Questão
2018Sociologia

Analise o quadro a seguir. Um princípio explicativo das desigualdades sociais é o fato de o suprimento total de recursos socialmente valorizados ser acessado e distribuído de forma desigual, levando a sociedade a se organizar hierarquicamente. Com base no quadro e nessa afirmação, explique a probabilidade diferencial de homicídio, encontrada na última coluna, como um exemplo dos efeitos da desigualdade social.

Questão
2018Sociologia

(UEL 2018 - 2a fase) No Brasil, entre abril e maio de 2017, uma espécie de jogo conhecido como Baleia Azul causou alvoroço nas redes sociais digitais. Trata-se de uma série de desafios que culmina no suicídio do jogador, geralmente um indivíduo jovem. As reações, principalmente das famílias e das escolas, alertavam para a necessidade de reforçar os laços sociais e as regras de convívio coletivo. Também se disseminaram opiniões sobre a necessidade de os jovens concentrarem-se nos estudos e no trabalho como forma de manutenção do equilíbrio social. Mas o assunto não é novo em Sociologia. Os aspectos sociológicos do suicídio foram analisados por um autor clássico, Émile Durkheim, que, em 1897, publicou a obra O Suicídio: estudo de sociologia. Com base na teoria de Durkheim, caracterize o suicídio anômico como um tipo de suicídio específico das sociedades modernas.

Questão
2018Sociologia

(UEL 2018 - 2a fase) O capitalismo tornou-se hegemônico na última década do século XX. No curso do seu desenvolvimento, esse sistema socioeconômico sofreu muitas transformações. Entre elas, cabe destacar, na esfera das relações de produção, a transição do padrão de estruturação técnica e organizacional fordista pelo padrão toyotista que alguns, de modo abrangente, denominam acumulação flexível. Nessa transição, uma série de mudanças políticas, jurídicas e culturais ocorreram de modo entrelaçado, seja respondendo àquelas transformações ou, então, antecipando-se a elas. De acordo com o sociólogo brasileiro Ricardo Antunes, na década de 1980, o toyotismo penetra, mescla ou mesmo substitui o padrão fordista dominante em várias partes do mundo globalizado. Vivem-se formas transitórias de produção, cujos desdobramentos são também agudos, no que diz respeito aos direitos do trabalho. (ANTUNES, R. Ensaio sobre as metamorfoses e a centralidade do mundo do trabalho. 2.ed. São Paulo: Cortez, 1995. p.16.) Com base nessa contextualização e os conhecimentos científicos sobre o tema, explique os motivos pelos quais a recente reestruturação técnica e organizacional do modo de produção capitalista repercutiu sobre a legislação trabalhista e intensificou os conflitos sindicais e políticos no Brasil atual.

Questão
2018Sociologia

(Uel 2018) Nos ltimos anos, os suicdios tm se tornado uma constante em diversas empresas do mundo. Na China, por exemplo, a fim de evitar que os funcionrios de uma empresa saltassem pela janela do prdio, a gerncia, conscienciosamente, instalou redes na parte externa. Com base nos conhecimentos sobre o mundo do trabalho contemporneo, considere as afirmativas a seguir. I. As prticas neo ou ps-fordistas adotadas pelas empresas tm limitado os suicdios de trabalhadores s fbricas de organizao mais tradicionais. II. Os mtodos de trabalhos inspirados no toyotismo acentuam o gerenciamento do estresse e, consequentemente, o desgaste da fora de trabalho. III. A racionalizao do trabalho proposta por Taylor baseou-se no controle dos tempos e movimentos e foi aprimorada por Ford com a esteira rolante. IV. O absentesmo e a rotatividade nos chamados empregos MacDonalds alinham-se como problemas para a utilizao da fora de trabalho no capitalismo globalizado. Assinale a alternativa correta.

1-15 de 82chevron right center