(UFPR - 2022- 1ª fase)
O texto a seguir é referência para as questões 33 a 36.
Da Violência
Hannah Arendt
1 | Estas reflexões foram causadas pelos eventos e debates dos últimos anos comparados com o background do século vinte, que se |
2 | tornou realmente, como Lênin tinha previsto, um século de guerras e revoluções; um século daquela violência que se acredita |
3 | comumente ser o denominador comum destas guerras e revoluções. Há, todavia, um outro fator na situação atual que, embora não |
4 | previsto por ninguém, é pelo menos de igual importância. O desenvolvimento técnico dos implementos da violência chegou a tal |
5 | ponto que nenhum objetivo político concebível poderia corresponder ao seu potencial destrutivo, ou justificar seu uso efetivo num |
6 | conflito armado. Assim, a arte da guerra – desde tempos imemoriais o impiedoso árbitro final em disputas internacionais – perdeu |
7 | muito de sua eficácia e quase todo seu fascínio. O “apocalíptico” jogo de xadrez entre as superpotências, ou seja, entre os que |
8 | manobram no plano mais alto de nossa civilização, está sendo jogado segundo a regra “se qualquer um ‘ganhar’ é o fim de ambos”; |
9 | é um embate sem qualquer semelhança com os outros embates militares precedentes. Seu objetivo “racional” é intimidação e não |
10 | vitória, e a corrida armamentista, já não sendo uma preparação para a guerra, só pode ser justificada agora pela ideia de que quanto |
11 | mais intimidação houver maior é a garantia de paz. |
(Extraído e adaptado de: Arendt, H. Crises da República. SP: Perspectiva, 2017.)
Acerca dos relatores de coesão presentes no texto, assinale a alternativa correta.
O termo grifado em “um século daquela violência que se acredita” (linha 2) é conjunção integrante com valor aditivo.
O vocábulo “assim” (linha 6) tem valor adversativo, de oposição ao período precedente.
Na linha 7, a locução “ou seja” tem o mesmo valor semântico de “quer seja”.
O valor semântico de “embora” (linha 3) corresponde a “por mais que”.
A locução “já não” (linha 10) tem valor concessivo equivalente a “ainda que”.