(UFPR - 2022- 2ª fase)
Os ácidos carboxílicos compõem uma classe de substâncias orgânicas presentes no dia a dia. A ardência de uma picada de formiga, o sabor azedo das frutas cítricas e até mesmo as dores musculares depois de um dia de atividade física intensa são causados por ácidos carboxílicos. O produto de uso cotidiano mais comum que contém um ácido carboxílico é o vinagre. Geralmente na forma de uma solução a 5% de um ácido carboxílico em particular, o vinagre é utilizado na preparação de molhos e conservas ou diretamente como tempero. Além disso, os ácidos carboxílicos podem ser convertidos em outras substâncias denominadas “derivados de ácidos carboxílicos”.
a) Apresente a estrutura química (em grafia bastão) da substância carboxilada presente no vinagre e indique o nome dessa substância.
b) A substância carboxilada presente no vinagre pode ser transformada em um derivado com a fórmula \(C_2H_5NO\). Forneça a estrutura (em grafia bastão) desse derivado e indique a qual classe de derivados de ácido carboxílico o composto de fórmula \(C_2H_5NO\) pertence.