(UFPR - 2023) Pintar um rosto como objeto no despoj-lo do que traz pensado. Acho que o pintor o interpreta, diz Czanne, o pintor no imbecil. Mas esta interpretao no deve ser pensada separadamente da viso. [Ao] pintar todos os pequenos azuis e todos os pequenos marrons, [ele faz] olhar como ele olha... Ao diabo se duvidarem como, casando um verde matizado com um vermelho, entristece-se uma boca ou faz-se sorrir uma face. (MERLEAU-PONTY, Maurice. A dvida de Czanne. So Paulo: Abril Cultural, 1975. p. 118. Coleo Os Pensadores.) De acordo com essa passagem e com o ensaio de que foi retirada, correto afirmar que cabe ao pintor:
(UFPR - 2023) As afirmaes a seguir so de Hylas e foram todas retiradas do Dilogo entre Hylas e Philonous, de George Berkeley. Qual delas mostra que Hylas finalmente admitiu o idealismo defendido por seu interlocutor, Philonous? (BERKELEY, George. Trs dilogos entre Hylas e Philonous. Curitiba: UFPR. SCHLA, 2012, p. 29, 73, 37, 63 e 51, respectivamente.)
(UFPR - 2023) Os homens supem comumente que todas as coisas da natureza agem, como eles mesmos, em considerao de um fim, e at chegam a ter por certo que o prprio Deus dirige todas as coisas para determinado fim, pois dizem que Deus fez todas as coisas em considerao do homem, e que criou o homem para que lhe prestasse culto. (ESPINOSA, B. tica. So Paulo: Abril Cultural, 1973. Livro I. Apndice. p. 117. Coleo Os Pensadores.) Nesta passagem, Espinosa:
(UFPR - 2023) [As] experincias comuns resultantes do lugar social que ocupam impedem que a populao negra acesse certos espaos. [] Quando falamos de direito existncia digna, voz, estamos falando de locus [lugar] social, de como este lugar imposto dificulta a possibilidade de transcendncia. Absolutamente no tem a ver com uma viso essencialista de que somente o negro pode falar de racismo, por exemplo. (RIBEIRO, Djamila. O que lugar de fala? Belo Horizonte: Editora Letramento, 2017. p. 64.) De acordo com a passagem acima e com a obra de que foi retirada, locus social o lugar: