(UFPR - 2023) Os modelos nacionais de produção agropecuária são organizados em função de fatores ambientais, territoriais, tecnológicos, econômicos e políticos. Sobre esse tema, é correto afirmar:
A importância atual da Rússia e da Ucrânia nas exportações mundiais de trigo é uma herança dos sovkhoses e kolkhoses, sistemas de produção agrícola instituídos na antiga URSS que se destacavam pela alta produtividade.
As tecnologias modernas permitiram o plantio em áreas onde as condições naturais não eram ideais para a agricultura, o que não mudou o fato de os cultivos de cana, café, cacau, algodão, laranja e banana continuarem sendo mais comuns nas regiões tropicais, enquanto trigo, cevada, aveia e centeio são mais comuns em áreas temperadas.
No Brasil, a disponibilidade de terras agricultáveis e a dependência tecnológica fazem com que o aumento da produção agropecuária dependa da expansão da área plantada, enquanto os países com pequeno território dependem da inovação tecnológica para alavancar a produtividade e a produção.
A grande extensão territorial do Canadá permite que esse país desenvolvido seja um importante exportador de produtos agropecuários, como carne e laticínios.
Os climas áridos e semiáridos existentes na África restringem as áreas disponíveis para a produção agrícola, de modo que os países africanos padecem de problemas de insegurança alimentar e dependem das exportações de petróleo, ouro e diamantes para financiar as importações de alimento.