(UFSM - 2003) "No populismo, o principal motor e instrumento, o povo, é entendido como uma realidade homogênea, sem qualquer especificidade classista (...) o conceito de povo não é racionalizado, predominando sempre a emotividade. Isso possibilita, muitas vezes, a associação do populismo ao nacionalismo, bem como a existência de líderes carismáticos."
(AZEVEDO, A. "Dicionário de nomes, termos e conceitos históricos". 2. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1997. p. 331.)
A partir desse conceito, pode-se dizer que Getúlio Vargas, em sua atuação de 1930-45,
inaugurou o populismo no Brasil como prática que desmobilizou politicamente a população apesar de buscar atender às suas necessidades mais imediatas.
contradiz o conceito, porque valorizou a organização popular e incentivou as manifestações dos diversos grupos da sociedade brasileira.
organizou o populismo através das atividades de diversos grupos, estimulando a unidade nacional a favor das nações europeias.
atendeu ao populismo porque priorizou os interesses dos cafeicultores como grupo que assumiria o poder pós-1930, aproveitando a proximidade que esse grupo tinha com a população.
não foi um populista porque concedeu favores a determinadas classes, em detrimento de outras.