(UFU - 2020 - 1ª FASE) A Assembleia Geral da ONU instituiu 27 de janeiro como o Dia Internacional em Memória do Holocausto, marcando a data de libertação do campo de extermínio e de trabalhos forçados de Aushchwitz-Birkenau pelas tropas soviéticas em 1945. O Holocausto promovido por Adolf Hitler levou ao genocídio 6 milhões de pessoas entre 1933 e 1945, dos quais o povo judeu foi a principal vítima. Além disso, o programa de extermínio da Alemanha Nazista também caçou deficientes, negros, ciganos, homossexuais e comunistas. Para os nazistas, o modo mais eficaz de exterminar essa população em massa era utilizar um inseticida que, colocado em um compartimento de metal para ser aquecido, geraria vapor de gás cianídrico.
Disponível em: https://share.america.gov/pt-br/um-dia-para-relembrar-o-holocausto-27-de-janeiro/. Acesso em: 04 fev. 2020. (Adaptado)
O gás liberado pelo aquecimento do inseticida com a finalidade nazista
interferia na respiração celular, por ser composto de hidrogênio, carbono e oxigênio em uma molécula com ligações intramoleculares iônicas e com fórmula representacional H2CO3.
era letal a altas temperaturas, por ser composto de hidrogênio, cloro e oxigênio em uma molécula com ligações intramoleculares covalentes e com fórmula representacional HCl.
gerava carência de oxigênio, por ser composto de hidrogênio, carbono e nitrogênio em uma molécula angular com ligações intramoleculares covalentes e com fórmula representacional HCN.
era altamente letal, por ser composto de hidrogênio, carbono e nitrogênio em uma molécula linear com ligações intramoleculares covalentes e com fórmula representacional HCN.