(UFU - 2020 - 1ª FASE) Em uma aula experimental, a professora de Química propôs a seguinte atividade:
Etapa 01 1º. Adição de 150 mL de água em um béquer;
2º. Adição de algumas gotas de fenolftaleína;
3º. Adição de algumas gotas de hidróxido de amônio (solução de amônia);
4º. Registro do resultado em caderno.
Etapa 02
1º. À solução anterior, adição de uma pequena quantidade de sal de nitrato de amônio;
2º. Agitação com um bastão de vidro;
3º. Registro do resultado em caderno.
Assinale a alternativa que apresenta a melhor explicação para os resultados encontrados nas Etapas 01 e 02, respectivamente.
Alteração do pH da solução em função da fenolftaleína; promoção da intensificação da coloração rósea pela adição do sal.
Deslocamento de equilíbrio da reação da fenolftaleína na solução; aumento da taxa de desenvolvimento da reação química e mudança do pH.
Neutralização do efeito básico do hidróxido de amônio pela fenolftaleína; modificação do pH da solução e deslocamento do equilíbrio químico.
Formação de uma solução rósea devido à presença da fenolftaleína; alteração da coloração rósea após o deslocamento de equilíbrio químico.