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(UFU 2020) Segundo a pesquisadora Marta Rocha, o c

(UFU 2020) Segundo a pesquisadora Marta Rocha, o clientelismo pode ser definido como uma relação de troca que envolve a entrega de benefícios, de um lado, e o retorno na forma de voto ou apoio político, do outro. Há algum consenso de que se trata de uma relação assimétrica, sustentada no tempo e no espaço, que se distingue de outros tipos de trocas pelo fato de que a entrega dos benefícios está condicionada ao apoio político passado ou futuro.

Rocha, M. M. Resenha: O clientelismo revisitado: uma explicação focada nos mediadores. Sociologias, Porto Alegre, ano 19, nº 45, mai/ago, 2017, p. 398-412. 

A partir desta definição, assinale a alternativa que apresenta uma das consequências do clientelismo.

A

Distribuição de recursos públicos de forma impessoal e igualitária.

B

Enfraquecimento da representação política em termos ideológicos.

C

Surgimento de movimentos sociais em defesa de políticas públicas distributivas.

D

Manutenção de práticas institucionalizadas na burocracia estatal.