(UFU - 2021 - 1ª fase) “Na nova onda de violência que atinge Israel e a Faixa de Gaza, uma lógica permanece inalterada: o conflito, não resolvido entre judeus e árabes, que tem arruinado e acabado com a vida de palestinos e de israelenses por gerações. É uma ferida aberta no coração do Oriente Médio e o fato de o conflito ter desaparecido das manchetes internacionais nos últimos anos não significa que ele tenha acabado. Os problemas não mudam, nem o ódio nem a amargura que atravessam não apenas anos, mas gerações”.
BOWEN, Jeremy. Jerusalém e Gaza: por que a nova onda de violência era ‘inevitável’. BBC News, de 12 de maio de 2021. Disponível em: . Acesso em: 14 maio 2021.
Sobre aspectos e conflitos entre judeus e árabes que envolvem de modo particular a cidade de Jerusalém, analise as afirmativas.
I. Em 1948, após ofensivas militares de nações árabes, devido à criação do Estado de Israel (Primeira Guerra Árabe-Israelense), a cidade de Jerusalém (Oriental e Ocidental) ficou totalmente sob controle dos palestinos.
II. Israel assumiu o controle de Jerusalém Oriental somente no ano de 1967, durante a Guerra dos Seis Dias (ou Terceira Guerra Árabe-Israelense).
III. Dentre as características que estimulam tensões em Jerusalém, destaca-se que a cidade possui importância para judeus e muçulmanos, sendo encontrados bairros e pontos sagrados apenas das duas religiões (judaísmo e islamismo).
IV. Na cidade velha (Jerusalém Oriental), estão localizados lugares importantes para os judeus, por exemplo, o Muro das Lamentações; e para os muçulmanos, a mesquita Al-Aqsa.
Assinale a alternativa que apresenta as afirmativas corretas.
Apenas I, II e IV.
Apenas II e IV.
Apenas I, III.
Apenas II, III e IV.