(UFU - 2021 - MEDICINA)
“Nos últimos três anos, Myanmar vive um conflito étnico pouco conhecido. O país, que fica ao sul da Índia, faz fronteira com Bangladesh, Laos e Tailândia, tem vivido cenas de terror — o que já foi chamado pela ONU de ´limpeza étnica`.”
Disponível em: https://www.oxfam.org.br/blog/tres-anos-apos-inicio-da-crise-como-estao-os-refugiados-rohingya/. Acesso em: 11 jun. 2021.
Em 11/06/2021, a alta-comissária para os Direitos Humanos das Nações Unidas, Michelle Bachelet, alertou que a escalada de violência em Myanmar (antiga Birmânia), desde o golpe militar de 1º de fevereiro mergulhou o país numa “catástrofe de direitos humanos”.
Disponível em: https://observador.pt/2021/06/11/myanmar-escalada-de-violencia-e-uma-catastrofe-para-os-direitoshumanos/. Acesso em: 12 jun. 2021.
Sobre a temática apresentada, analise as afirmativas.
I. Em Myanmar, há uma disputa territorial no estado Rakhine. Com população de mais de um milhão de indivíduos, majoritariamente do grupo étnico rohingyas, com linguagem própria, não possui seus direitos reconhecidos nem cidadania.
II. No país, a origem do conflito está na recusa do governo em reconhecer os rohingyas como cidadãos de direito de Myanmar, com alegação de que são naturais da Índia e da China.
III. Os refugiados rohingya defendem que são descendentes de mercadores muçulmanos, trazidos para Myanmar por meio da exploração ultramarina britânica no século IX.
IV. Em Myanmar, o conflito não é apenas territorial. Os rohingyas sofrem perseguição religiosa em um país predominantemente budista, que entende a cultura islâmica como uma ameaça.
V. Os rohingyas que ainda permanecem em seu estado são considerados apátridas e têm sua saída do país dificultada pelo governo por meio de instalação de minas nas fronteiras e nas estradas.
Assinale a alternativa que apresenta as afirmativas corretas.
Apenas II, III e IV.
Apenas I, III e IV.
Apenas I, II, IV e V.
Apenas I, III, IV e V.