(UFU - 2022)
O TEXTO ABAIXO REFERE-SE ÀS QUESTÕES 52 E 53.
Dia 12. De Munch, a maioria só conhece "O Grito", emblema da angústia moderna. O novo Museu Munch mostra um artista irredutível ao ícone. São centenas de telas que retratam figuras de uma solidão em carne viva. Não obstante, elas buscam algo — talvez uma vida menos áspera, sem dores em demasia.
Deu para ver uma exposição que se encerrou dias depois. Num salão do tamanho de uma quadra de futsal, com oito metros de altura e todo no breu, foram pendurados 20 dos quadros mais intensos de Munch. A luz incide somente neles, que parecem estar no meio do nada, fora do tempo.
A banda de black metal Satyricon, a mais conhecida da Noruega, compôs uma trilha sonora de 28 minutos. Tocada ininterruptamente, emendando o fim no começo, a música ecoa ou enfrenta as telas. Eletrônica e acústica, ela tem uma limpidez pulsante, se mescla com as imagens, vibra aqui e agora.
A exposição amplia a sensibilidade do espectador. Leva-o a abismos de ansiedade e beleza que, contudo, ele não poderá rever nem reouvir nunca: tem de fruir dela de imediato e guardar na memória o seu impacto. Fluida, plástica, a fusão de música e imagens foi feita para aquele salão, aquele museu, aquela tarde de agosto em Oslo.
CONTI, Mario Sérgio. Disponível em: . Acesso em: 10 set. 2022. (Adaptado).
Assinale a alternativa cuja reescrita do trecho a seguir altera as relações de sentido nele expressas: “São centenas de telas que retratam figuras de uma solidão em carne viva. Não obstante, elas buscam algo - talvez uma vida menos áspera, sem dores em demasia.”
“A despeito das centenas de telas que retratam figuras de uma solidão em carne viva, elas buscam algo - talvez uma vida menos áspera, sem dores em demasia.”
“Apesar das centenas de telas que retratam figuras de uma solidão em carne viva, elas buscam algo - talvez uma vida menos áspera, sem dores em demasia.”
“A menos que sejam centenas de telas que retratam figuras de uma solidão em carne viva, elas buscam algo - talvez uma vida menos áspera, sem dores em demasia.”
“Conquanto sejam centenas de telas que retratam figuras de uma solidão em carne viva, elas buscam algo - talvez uma vida menos áspera, sem dores em demasia.”