(UNESP - 2013/2 - 1a fase)
Em um jogo de tabuleiro, cada jogador escolhe um rosto. O objetivo é, por meio de perguntas que serão respondidas com “sim” ou “não”, descobrir a personagem escolhida pelo adversário. A figura apresenta as peças de uma das versões desse jogo.
Um professor de biologia adaptou esse jogo para o contexto de uma aula. Nos tabuleiros e fichas, no lugar de rostos, foram inseridos animais. Os alunos foram divididos em dois grupos, o primeiro escolheu o animal A e o segundo o animal B. Os grupos fizeram as seguintes perguntas, na tentativa de descobrir o animal escolhido pelo seu oponente:
Perguntas sobre o animal A | Respostas |
Possui coração com quatro câmaras? | Sim |
Apresenta glândula uropigiana? | Não |
Apresenta caninos desenvolvidos? | Não |
Depende de bactérias para a digestão do alimento? | Sim |
Possui rume? | Não |
Quando comparado à maioria das espécies de sua ordem, |
Sim |
A relação massa corporal x superfície corporal é característica |
Não |
Perguntas sobre o animal B | Respostas |
Põe ovos? | Sim |
Produz ácido úrico dentre suas excretas? | Sim |
Pode voar? | Não |
A epiderme é espessa e muito queratinizada? | Sim |
O oxigênio chega aos tecidos por meio de traqueias? | Não |
Troca periodicamente a camada epidérmica mais externa? | Sim |
Possui membros locomotores funcionais? | Sim |
Os animais A e B são, respectivamente,
camundongo e ema.
cabra e cigarra.
capivara e lagarto.
galinha e louva-deus.
vaca e jiboia.