(UNESP - 2015 - 1 FASE ) Em 1924, uma caravana formada por Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Tarsila do Amaral e o poeta franco-suíço Blaise Cendrars, entre outros, percorreu as cidades históricas mineiras e acabou entrando para os anais do Modernismo. O movimento deflagrado em 1922 estava se reconfigurando.
(Ivan Marques. “Trem da modernidade”. Revista de História da Biblioteca Nacional, fevereiro de 2012. Adaptado.)
Entre as características da “reconfiguração” do Modernismo, citada no texto, podemos incluir
a politização do movimento, o resgate de princípios estéticos do parnasianismo e o indigenismo.
a retomada da tradição simbolista, a defesa da internacionalização da arte brasileira e a valorização das tradições orais.
a incorporação da estética surrealista, o apoio ao movimento tenentista e a defesa do verso livre
a defesa do socialismo, a crítica ao barroco brasileiro e a revalorização do mundo rural.
a maior nacionalização do movimento, o declínio da influência futurista e o aumento da preocupação primitivista.