ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(UNESP 2018/2)O cooperativismo de consumo no est m

Geografia | Geografia Humana | Geografia Econômica | Economia mundial
Geografia | Geografia Humana | Geografia Econômica | Revoluções industriais | Liberalismo, Neoliberalismo
UNESP 2018UNESP GeografiaTurma ENEM Kuadro

(UNESP 2018/2) 

O cooperativismo de consumo não está morto, mas perdeu a batalha contra o grande capital comercial, que é atacadista e varejista ao mesmo tempo. Em termos de preços e qualidade, o grande capital é imbatível. Só que é impessoal, burocrático, não permite atentar para necessidades particulares. Suas vantagens se dirigem a um público cujas preferências são pautadas pela publicidade nos meios de comunicação.

(Paul Singer. Introdução à economia solidária, 2013. Adaptado.)

Um pressuposto das relações contemporâneas de consumo, coerente com a lógica do modo de produção capitalista, é

A

a pluralidade na produção.

B

a diversidade dos indivíduos.

C

a generalização de tarefas.

D

a massificação da sociedade.

E

a pequena escala produtiva.