(UNESP - 2019 - 1 FASE ) A sociedade do espetáculo corresponde a uma fase específica da sociedade capitalista, quando há uma interdependência entre o processo de acúmulo de capital e o processo de acúmulo de imagens. O papel desempenhado pelo marketing, sua onipresença, ilustra perfeitamente bem o que Guy Debord quis dizer: das relações interpessoais à política, passando pelas manifestações religiosas, tudo está mercantilizado e envolvido por imagens. Assim como o conceito de “indústria cultural”, o conceito de “sociedade do espetáculo” faz parte de uma postura crítica com relação à sociedade capitalista. São conceitos que procuram apontar aquilo que se constitui em entraves para a emancipação humana.
(Cláudio N. P. Coelho. “Mídia e poder na sociedade do espetáculo”. https://revistacult.uol.com.br. Adaptado.)
Segundo o texto,
a transformação da cultura em mercadoria é uma característica fundamental desse fenômeno social.
a padronização da estética pela sociedade do espetáculo restringe-se ao campo da publicidade.
a hegemonia do espetáculo desempenha papel fundamental na formação da autonomia do sujeito.
o universo estético de produção das imagens não é determinado pela base material da sociedade.
o conceito de sociedade do espetáculo realiza uma reflexão contestadora sobre a indústria cultural.