(UNICAMP 2015)
Apenas a procriação de filhos legítimos, embora essencial, não justifica a escolha da esposa. As ambições políticas e as necessidades econômicas que as subentendem exercem um papel igualmente poderoso. Como demonstraram inúmeros estudos, os dirigentes atenienses casam-se entre si, e geralmente com o parente mais próximo possível, isto é, primos coirmãos. É sintomático que os autores antigos que nos informam sobre o casamento de homens políticos atenienses omitam os nomes das mulheres desposadas, mas nunca o nome do seu pai ou do seu marido precedente.
(Adaptado de Alain Corbin e outros, História da virilidade, vol. 1.Petrópolis: Vozes, 2014, p. 62.)
Considerando o texto e a situação da mulher na Atenas clássica, podemos afirmar que se trata de uma sociedade
na qual o casamento também tem implicações políticas e sociais.
que, por ser democrática, dá uma atenção especial aos direitos da mulher.
em que o amor é o critério principal para a formação de casais da elite.
em que o direito da mulher se sobrepõe ao interesse político e social.