(UNICAMP - 2021 - 2ª FASE)
A Organização Meteorológica Mundial anunciou recentemente o novo recorde de raio mais extenso em distância percorrida (mais de setecentos quilômetros), registrado em outubro de 2018 no sul do Brasil.
a) O atraso observado entre o som (trovão) e a luz (relâmpago) produzidos por um raio se deve à diferença entre a velocidade do som e a da luz no ar. Como a velocidade da luz é muito maior que a velocidade do som, vsom = 340 m/s, pode-se considerar o relâmpago como instantâneo. Se um trovão (de curta duração) é ouvido 5,0 s após o relâmpago, qual é a distância entre o raio e o observador?
b) Considere agora certo raio que ocorre entre duas nuvens separadas por uma distância L = 9,0 km. A diferença de potencial entre as nuvens é V = 6,0 x 107 V e a corrente durante a descarga é i = 8,0 x 105. A resistência elétrica do canal ionizado da atmosfera, que conduz a corrente do raio, é diretamente proporcional à resistividade elétrica \(\rho\) do canal e ao seu comprimento L, e inversamente proporcional à sua área de secção reta A. Sendo A = 3,0 cm2, qual é a resistividade elétrica \(\rho\) desse canal ionizado?