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VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(AFA - 2014)A FAVOR DA DIFERENA, CONTRA TODA DESIG

(AFA - 2014)

A FAVOR DA DIFERENÇA, CONTRA TODA DESIGUALDADE

              A maioria das pessoas acredita que está isenta
de preconceitos. No entanto até sua linguagem contradiz
esta crença. De modo especial, o corpo, que deveria ser
um elemento de agregação e de comunicação, se torna
5elemento de discriminação.
              Coube-me fazer uma pesquisa com dez
adolescentes sobre a presença da violência na escola
através da palavra. Todos afirmaram que já agrediram e
foram agredidos com palavras. Surpreende que os
10adolescentes veem no corpo um elemento de
discriminação. A obesidade, a altura, pequenos defeitos
físicos são motivos de preconceito.
               Acontece que nossa sociedade seleciona um
determinado corpo como modelo e quem não obedece a
15este padrão está fora de cogitação. Num país de pobres
que não conseguem ter uma alimentação equilibrada e
nem os cuidados mínimos com a saúde, a consequência
é a marginalização.
As pessoas com necessidades especiais
20também são consideradas anormais. É muito comum
agredir verbalmente as pessoas chamando-as de
retardadas. Até os pobres entram na dança da agressão.
Um xingamento comum é o de vileiro ou favelado. E o
que dizer dos adolescentes homossexuais?
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Diferença x desigualdade

            Existe a visão de que a diferença se identifica
com a desigualdade. Há um padrão de ser humano
30estandardizado e único que deve servir de metro para o
julgamento das pessoas. O grande desafio para a
educação é descobrir este currículo oculto verdadeiro e
forte para enfrentá-lo adequadamente.
            Há pessoas que dizem que só a educação é
35capaz de salvar e desenvolver um país. Até aqui todos
estão de acordo. Contudo é importante se perguntar
qual é o tipo de educação necessária para um país
como o Brasil, que tem uma das maiores concentrações
de renda do mundo. Há pessoas que tiveram acesso a
40todos os estudos possíveis e, no entanto, continuam
defendendo uma sociedade livre sem ser justa, o que,
convenhamos é uma grande possibilidade.
              Pesquisa realizada pela Fundação Instituto de
Pesquisas Econômicas (Fipe), a pedido do MEC,
45demonstrou que quanto mais preconceito e práticas
discriminatórias existem numa escola, pior é o
desempenho de seus estudantes. Foram entrevistadas
18.500 pessoas entre alunos, pais, diretores,
professores e funcionários de 501 escolas de todo o
50Brasil. Do total de estudantes entrevistados, 70% têm
menos de 20 anos.
               Esta pesquisa revela que praticamente todos os
entrevistados (99,3%) têm preconceito em algum nível.
Sobre contra quem eles admitem ter preconceito,
55revelaram: homossexual, deficiente mental, cigano,
deficiente físico.
              Enquanto a educação não enfrentar essas
questões, o que está acontecendo em nossas escolas é
apenas uma transmissão de conteúdos, um verniz
60colorido que não penetra o profundo, a consciência e o
coração das pessoas. (...)

SANDRINI, Marcos. Mundo jovem. Realidade brasileira Fevereiro de 2013.

 

*O texto foi reproduzido na íntegra, respeitando-se todas as construções sintáticas da forma como nele apareceram.

 

Observe as estruturas sintáticas abaixo.

I. “Coube-me fazer uma pesquisa com dez adolescentes...” (l. 6 e 7)

II. “Acontece que nossa sociedade seleciona um determinado corpo como modelo...” (l. 13 e 14)

III. “Existe a visão de que a diferença se identifica com a desigualdade.” (l. 28 e 29)

IV. “Há pessoas que dizem que só a educação é capaz de salvar e desenvolver um país.” (l. 34 e 35)

V. “Há um padrão de ser humano estandardizado...” (l. 29 e 30)

Assinale a alternativa em que o comentário apresentado está de acordo com as regras gramaticais para uma norma padrão da língua.

A

Os termos sublinhados em I, II, III, IV e V representam o sujeito dos verbos que os antecedem.

B

Em IV encontram-se cinco orações que estão coordenadas entre si.

C

O pronome me em I é um pronome oblíquo e desempenha a função de Objeto Indireto do verbo caber.

D

Os verbos 'acontecer', 'existir' e 'haver' em II, III, IV e V são intransitivos nas orações em que aparecem.