(AFA - 2014)
A MOÇA E A CALÇA
Foi no Cinema Pax, em Ipanema. O filme em
exibição é ruim: “O menino mágico”. Se mágico adulto
geralmente é chato, imaginem menino. Mas isso não
vem ao caso. O que vem ao caso é a mocinha muito da
5redondinha, condição que seu traje apertadinho deixava
sobejamente clara. A mocinha chegou, comprou a
entrada, apanhou, foi até a porta, mas aí o porteiro olhou
pra ela e disse que ela não podia entrar:
— Não posso por quê?
10 — A senhora está de “Saint-Tropez”.
— E daí?
Daí o porteiro olhou pras exuberâncias físicas
dela, sorriu e foi um bocado sincero: _ Por mim a
senhora entrava. (Provavelmente completou baixinho... e
15entrava bem.) Mas o gerente tinha dado ordem de que
não podia com aquela calça bossa-nova e, sabe como
é... ele tinha que obedecer, de maneira que sentia muito,
mas com aquela calça não.
— O senhor não vai querer que eu tire a calça.
20 Nós, que estávamos perto, quase respondemos por ele:
— Como não, dona! _ Mas ela não queria
resposta. Queria era discutir a legitimidade de suas
apertadas calças “Saint-Tropez”. Disse então que suas
calças eram tão compridas como outras quaisquer. O
25cinema Pax é dos padres e talvez por causa desse
detalhe é que não pode “Saint-Tropez”. A calça, de fato,
era comprida como as outras, mas embaixo. Em cima
era curta demais. O umbigo ficava ali, isolado,
parecendo até o representante de Cuba em conferências
30panamericanas.
— Quer dizer que com minhas calças eu não
entro? — Quis ela saber ainda mais uma vez. E vendo o
porteiro balançar a cabeça em sinal negativo, tornou a
perguntar: — E de saia?
35 De saia podia. Ela então abriu a bolsa, tirou
uma saia que estava dentro, toda embrulhadinha (devia
ser pra presente). Desembrulhou e vestiu ali mesmo, por
cima do pomo da discórdia. No caso, a calça “Saint
Tropez”. Depois, calmamente, afrouxou a calça e deixou
40que a dita escorresse saia abaixo. Apanhou, guardou na
bolsa e entrou com uma altivez que só vendo.
Enquanto rasgava o bilhete, o porteiro
comentou:
— Faço votos que ela tenha outra por baixo.
45Outra calça, naturalmente.
(Stanislaw Ponte Preta)
A partir da leitura do texto pode-se inferir que
o umbigo, assim como o representante de Cuba, parecem feios e deslocados em se tratando dos padrões estéticos panamericanos.
a rigidez e a atitude do porteiro parecem ser explicadas pelo fato de o cinema Pax ser de propriedade dos padres, por isso tanta exigência com o estilo de roupa usado.
a mocinha foi, propositadamente, ao cinema de calça “Saint-Tropez”, pois queria legitimar o uso dessa moda tão comum entre os jovens da época.
não era permitido o uso de calças compridas para mulheres, portanto elas só poderiam frequentar o cinema se estivessem de saia ou de vestido.