(EsPCEx - 2023)
“A Índia é um dos mais importantes países emergentes. Com base no seu gigantesco mercado consumidor, apresenta uma das economias que mais crescem no mundo. Segundo o Banco Mundial, o país cresceu em média 7,5% ao ano no período de 2000 a 2016.”
(Fonte: SENE, Eustéquio de; MOREIRA, Jodo Carlos. Geografia Geral e do Brasil volume único. 6. ed. São Paulo: Atica, 2018, p. 405).
Sobre a Índia, é correto afirmar que:
Nova Déli é um dos mais importantes parques tecnológicos do mundo. Conhecida como o “Vale do Silício” da Índia, abriga diversas universidades e centros de pesquisa e mais de trezentas empresas do setor de informática e TI.
Com a modernização em curso, a Índia deixou de ser um país rural e agrícola para se tornar uns país urbano e industrial.
A Índia é um importante produtor de combustíveis fósseis, como o carvão mineral e o petróleo, sendo autossuficiente na questão energética.
O crescimento econômico provoca um aumento da emissão de gases do efeito estufa e a expansão das importantes petrolíferas. Além de urgentes investimentos na rede de distribuição elétrica, a Índia enfrenta o desafio de modernizar suas usinas térmicas para reduzir as emissões de gás carbônico.
A matriz energética indiana baseia-se no tripé formado por carvão, petróleo e urânio.