(EsPCEx - 2023)
Em 1934, foi fundado o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), encarregado de realizar levantamentos demográficos, econômicos e sociais do país. Atualmente, o IBGE divide o território brasileiro em cinco macrorregiões.
(TERRA, Lygia; ARAUJO, Regina; GUIMARÃES, Raul Borges. Conexões: estudos de Geografia Geral e do Brasil. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2015 (Moderna Plus — volume único, contendo as partes |, 1l e ll, p. 152).
Sobre a região Nordeste, é incorreto afirmar que:
Na Zona da Mata úmida, formou-se o “Nordeste açucareiro”, organizado em torno do minifúndio, das atividades exportadoras e dos grandes núcleos urbanos litorâneos.
Na faixa de transição do Agreste, estruturou-se a policultura de alimentos baseada na pequena produção familiar e polarizada por centros urbanos que abrigavam feiras de produtos artesanais.
No vasto Sertão, configurou-se o “Nordeste algodoeiro-pecuarista”, com um vetor direcionado para exportações e outro voltado para a subsistência camponesa.
A Mata dos Cocais constitui uma mata de transição entre a Caatinga, a Floresta Amazônica e o Cerrado.
A Caatinga é uma vegetação xerófila, adaptada ao clima semiárido do Sertão nordestino, na qual predominam arbustos caducifólios e espinhosos.