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VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(IME - 2020/2021 - 2 fase)Publicada em 1902, a par

Português | Interpretação de texto | tipos e gêneros textuais | tipos textuais
IME 2020IME PortuguêsTurma ITA-IME

(IME - 2020/2021 - 2ª fase)

Publicada em 1902, a partir de um trabalho de correspondente de guerra encomendado pelo jornal "A Província de São Paulo" ao engenheiro militar Euclides da Cunha, oriundo da Escola Militar da Praia Vermelha (atualmente, Instituto Militar de Engenharia), a obra "Os Sertões" aborda os acontecimentos da chamada guerra de Canudos, que foi o confronto entre um movimento popular missiânico e o Exército Nacional, de 1896 a 1897, no interior do estado da Bahia. Uma leitura obrigatória para a compreensão da sociedade e da cultura brasileira, a obra reflete a descoberta pelo autor de um "Brasil profundo", desconhecido pela elite intelectual e política do litoral, e se tornou obra canônica de expressão dos problemas e temas da nacionalidade. Em tom erudito, "Os Sertões" se caracteriza pelo encontro do estilo com os conceitos científicos, que são estetizados e transfigurados, para estabelecer um novo plano de realidade humana, por meio de uma escrita tortuosa, gramaticalmente rebuscada, marcada pela rica adjetivação e reinvenção lexical. 

Texto 1 

Capítulo 3 - A GUERRA DAS CAATINGAS

1           Os doutores na arte de matar que hoje, na Europa, invadem escandalosamente a ciência,
perturbando-lhe o remanso com um retinir de esporas insolentes — e formulam leis para a guerra,
pondo em equação as batalhas, têm definido bem o papel das florestas como agente tático
precioso, de ofensiva ou defensiva. E ririam os sábios feldmarechais — guerreiros de cujas mãos
 caiu o franquisque heróico trocado pelo lápis calculista — se ouvissem a alguém que às caatingas
pobres cabe função mais definida e grave que às grandes matas virgens. Porque estas, malgrado
a sua importância para a defesa do território — orlando as fronteiras e quebrando o embate às
invasões, impedindo mobilizações rápidas e impossibilitando a translação das artilharias — se
tornam de algum modo neutras no curso das campanhas. Podem favorecer, indiferentemente,
10  aos dois beligerantes oferecendo a ambos a mesma penumbra às emboscadas, dificultando-lhes
por igual as manobras ou todos os desdobramentos em que a estratégia desencadeia os
exércitos. São uma variável nas fórmulas do problema tenebroso da guerra, capaz dos mais
opostos valores.
              Ao passo que as caatingas são um aliado incorruptível do sertanejo em revolta. Entram
15  também de certo modo na luta. Armam-se para o combate; agridem. Trançam-se, impenetráveis,
ante o forasteiro, mas abrem-se em trilhas multívias, para o matuto que ali nasceu e cresceu.
              E o jagunço faz-se o guerrilheiro-tugue, intangível...
              As caatingas não o escondem apenas, amparam-no.
              Ao avistá-las, no verão, uma coluna em marcha não se surpreende. Segue pelos caminhos
20  em torcicolos, aforradamente. E os soldados, devassando com as vistas o matagal sem folhas,
nem pensam no inimigo. Reagindo à canícula e com o desalinho natural às marchas,
prosseguem envoltos no vozear confuso das conversas travadas em toda a linha, virguladas de
tinidos de armas, cindidas de risos joviais mal sofreados.
               É que nada pode assustá-los. Certo, se os adversários imprudentes com eles se
25  afrontarem, serão varridos em momentos. Aqueles esgalhos far-se-ão em estilhas a um breve
choque de espadas e não é crível que os gravetos finos quebrem o arranco das manobras
prontas. E lá se vão, marchando, tranqüilamente heróicos...
               De repente, pelos seus flancos, estoura, perto, um tiro...
               A bala passa, rechinante, ou estende, morto, em terra, um homem. Sucedem-se, pausadas,
30  outras, passando sobre as tropas, em sibilos longos. Cem, duzentos olhos, mil olhos
perscrutadores, volvem-se, impacientes, em roda. Nada vêem.
                Há a primeira surpresa. Um fluxo de espanto corre de uma a outra ponta das fileiras.
                E os tiros continuam raros, mas insistentes e compassados, pela esquerda, pela direita,
pela frente agora, irrompendo de toda a banda.
35            Então estranha ansiedade invade os mais provados valentes, ante o antagonista que vê e
não é visto. Forma-se celeremente em atiradores uma companhia, mal destacada da massa de
batalhões constritos na vareda estreita. Distende-se pela orla da caatinga. Ouve-se uma voz de
comando; e um turbilhão de balas rola estrugidoramente dentro das galhadas...
                Mas constantes, longamente intervalados sempre, zunem os projéteis dos atiradores
40  invisíveis batendo em cheio nas fileiras.
                A situação rapidamente engravesce, exigindo resoluções enérgicas. Destacam-se outras
unidades combatentes, escalonando-se por toda a extensão do caminho, prontas à primeira voz;
— e o comandante resolve carregar contra o desconhecido. Carrega-se contra os duendes. A
força, de baionetas caladas, rompe, impetuosa, o matagal numa expansão irradiante de cargas.
45  Avança com rapidez. Os adversários parecem recuar apenas. Nesse momento surge o
antagonismo formidável da caatinga.
               As seções precipitam-se para os pontos onde estalam os estampidos e estacam ante uma
barreira flexível, mas impenetrável, de juremas. Enredam-se no cipoal que as agrilhoa, que Ihes
arrebata das mãos as armas, e não vingam transpô-lo. Contornam-no. Volvem aos lados. Vê-se
50  um como rastilho de queimada: uma linha de baionetas enfiando pelos gravetos secos. Lampeja
por momentos entre os raios do sol joeirados pelas árvores sem folhas; e parte-se, faiscando,
adiante, dispersa, batendo contra espessos renques de xiquexiques, unidos como quadrados
cheios, de falanges, intransponíveis, fervilhando espinhos...
             Circuitam-nos, estonteadamente, os soldados. Espalham-se, correm à toa, num labirinto
55  de galhos. Caem, presos pelos laços corredios dos quipás reptantes; ou estacam, pernas
imobilizadas por fortíssimos tentáculos. Debatem-se desesperadamente até deixarem em
pedaços as fardas, entre as garras felinas de acúleos recurvos das macambiras...
            Impotentes estadeiam, imprecando, o desapontamento e a raiva, agitando-se furiosos e
inúteis. Por fim a ordem dispersa do combate faz-se a dispersão do tumulto. Atiram a esmo, sem
60  pontaria, numa indisciplina de fogo que vitima os próprios companheiros. Seguem reforços. Os
mesmos transes reproduzem-se maiores, acrescidas a confusão e a desordem; —enquanto em
torno, circulando-os, rítmicos, fulminantes, seguros, terríveis, bem apontados, caem
inflexivelmente os projetis tio adversário.
            De repente cessam. Desaparece o inimigo que ninguém viu.
65        As seções voltam desfalcadas para a coluna, depois de inúteis pesquisas nas macegas. E
voltam como se saíssem de recontro braço a braço, com selvagens: vestes em tiras; armas
estrondadas ou perdidas; golpeados de gilvazes; claudicando, estropiados; mal reprimindo o
doer infernal das folhas urticantes; frechados de espinhos.... .
70        A luta é desigual. A força militar decai a um plano interior Batem-na o homem e a terra. E
quando o sertão estua nos bochornos dos estios longos não é difícil prever a quem cabe a vitória.
Enquanto o minotauro, impotente e possante, inerme com a sua envergadura de aço e grifos de
baionetas, sente a garganta exsicar-se-lhe de sede e, aos primeiros sintomas da fome, reflui à
retaguarda, fugindo ante o deserto ameaçador e estéril, aquela flora agressiva abre ao sertanejo
75  um seio carinhoso e amigo.
(...) 
             A natureza toda protege o sertanejo. Talha-o como Anteu, indomável. É um titã bronzeado
fazendo vacilar a marcha dos exércitos.

CUNHA, Euclides da. Os Sertões (Campanha de Canudos). 2ª ed. São Paulo: Editora Ciranda Cultural, 2018. p. 181-186.

 

Texto 2

ESTADOS DE VIOLÊNCIA 

1        A Guerra, na longa história dos homens, terá tido seus atores e suas cenas, seus heróis e 
seus espaços. seus personagens e seus teatros. Diversidade incrível das fardas, dos costumes,
enfeites, armaduras, equipamentos. Multiplicidade dos terrenos: barro espesso ou poeira
asfixiante, brejos viscosos, desfiladeiros rochosos, prados gordurentos ou panícies sombrias,
5  colinas acidentadas, montanhas dentadas, muros grossos das cidades fortificadas, portões e
fossos profundos. Sem mesmo falar das táticas de combate, da evolução técnica das armas.
Mas o que malgrado tudo ficaria e basearia a distinção entre guerras maiores e menores, grandes
e pequenas, verdadeiras e degradadas, era essa forma pura de fois exércitos engajando forças
representando entidades políticas identificáveis, afrontando-se em batalhas decisivas, terrestres
10  ou marítimas, que os colocavam em contato com seu princípio de encerramento: vitória ou
derrota. É ainda possível essa forma pura de guerra, depois que as grandes e principais
potências dispõem da arma absoluta (o fogo nuclear), depois ainda que um sí possui uma
superioridade arrasadora das forças clássicas de destruição, tecnologias de reconhecimento,
técnicas de fundição de precisão, depois enfim que as democracias desenvolveram uma cultura
15   de negociação, de arbitragem em que o recurso à força nua é dado como inadequado, selvagem,
contraproducente? Imagina-se que no futuro ainda grandes potências mobilizem o conjunto de
suas forças vivas para se medirem? 
            Na trama visível, dilacerada das grandes guerras contemporâneas, reconhecem-se apenas
a paisagem cultural da guerra, as nervuras de sua representação dominante. Não se veem mais, 
20   e tanto melhor, colunas de soldados em centenas de milhares chegando ao futuro campo de 
batalha, dispondo-se em ordem para a batalha decisiva. Não se espera mais com um entusiasmo
ansioso a sanção das armas: duração da batalha, data de vitória ou da derrota (...) Os estados
de violência fazem aparecer uma multiplicidade de figuras novas: o terrorista, o chefe de facções,
o mercenário, o soldado profissional, o engenheiro de informática, o responsável da segurança
25  etc. Não exército disciplinado, mas redes dispersas, concorrentes, profissionais da violência.
Mudanças ainda no nível do teatro dos conflitos. Para a guerra: uma planície, espaços largos, às 
vezes colinas ou rios, em todo caso campanhas (para não levar em conta aqui guerras de cerco).
E depois vem o espetáculo desolador após a batalha: os inimigos como que abraçados na morte,
corpos juncando o solo, fardas rasgadas, manchas de sangue. Um grande silêncio depois de
30  tantos gritos e de vaias. O novo teatro é hoje a cidade. Não a cidade fortificada, em torno da qual
se entrincheira, mas a cidade viva dos transeuntes. A dos espaços públicos: mercados,
garagens, terraços de café, metrôs... A das ruas que francos atiradores isolados transformam em
teatro de feira para divertimentos atrozes (...)
              Tempos e espaços, personagens e cadáveres. Aqui se trata apenas do regime de imagens
35  de violência armada que se acha transformado. A aposta filosófica sera dizer que acontece outra
coisa, e não a guerra, que se poderia chamar provisoriamente de "estado de violência", porque
eles se oporiam ao que os clássicos tinham definido como "estado de guerra" e também como
"estado de natureza" (...)
               Diante da inquietante extravagância desses conflitos dificilmente identificáveis ou 
40  codificáveis nos quadros da análise estratégica clássica, ouve-se mesmo: o pior estava por vir. 
É preciso dizer que a polemologia (estudo da guerra) não reconhece mais seus filhos: nem seus 
chefes responsáveis, nem seus soldados dóceis, nem seus heróis esplêndidos, nem seus mortos
no campo de honra. Chega-se mesmo a se queixar. Neste ponto, contudo, a nostalgia é
dificilmente suportável. Sobretutdo para lastimar guerras que às vezes nem mesmo foram vividas
45  pessoalmente. Estas boas velhas guerras, com bons velhos inimigos, fomentadas por Estados, 
alegando "razões", deve-se recordar que foram também o instrumento das mais baixas
ambições, das mais loucas pretensões, dos mais sórdidos cálculos? Que elas acarretaram sem 
falhar o sacrifício de milhões de homens que não pediam senão para viver, que elas esgotaram
precocemente civilizações desenvolvidas, conduziram culturas prestigiosas ao suicídio?
50            Resta, além de um pensamento nostálgico, compreender o que causa os estados atuais
de violência. Então, antes que falar da "nova guerra", de "guerra selvagem", "guerra sem a
guerra", de "guerra sem fim", de "guerra assimétrica", de "guerra civil generalizada", de "guerra
ruiva", é preciso elucidar, em lugar do jogo antigo da guerra e da paz, as estruturações destes
estados de violência (...) Como a filosofia clássica tinha conceituado o estado de guerra e de
55  natureza, seria preciso esboçar a análise filosófica dos estados de violência, como distrubuição
contemporânea das forças de destruição. 

GROS, Frédéric. Estados de violência: ensaio sobre o fim da guerra. Tradução de José Augusto da Silva. Aparecida, SP. Editora Ideias & Letras, 2009. p. 227-232 (texto adaptado). 

 

Comparando os Textos 1 e 2 em relação aos tipos textuais, é correto afirmar que

A

o Texto 1 apresenta elementos do tipo argumentativo-expositivo, por fornecer informações objetivas sobre o tema da guerra; no Texto 2, predomina o diálogo, pois utiliza formas interrogativas do discurso. 

B

o Texto 1 apresenta elementos do tipo narrativo, usando verbos no presente do indicativo; no Texto 2, predomina o argumentativo-opinativo, por defender um ponto de vista sobre a nova forma de fazer a guerra. 

C

o Texto 1 apresenta elementos do tipo injuntivo, pois estabelece uma série de ações a serem realizadas no âmbito de um conflito armado.

D

o Texto 1 apresenta elementos do tipo injuntivo, por convencer o leitor sobre a causa dos habitantes de Canudos; no Texto 2, predomina o argumentativo-expositivo, em razão de aumentar o conhecimento sobre um tema. 

E

o Texto 1 apresenta elementos do tipo dissertativo-argumentativo, por se contrapor aos estudos clássicos sobre a guerra; no Texto 2, predomina o descritivo, uma vez que estabelece um retrato visual dos cenários e personagens da guerra.