ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(ITA - 2007 - 1 FASE)TEXTO 1O ritual brasileiro do

(ITA - 2007 - 1ª FASE)

TEXTO 1

O ritual brasileiro do trote

1Estamos na época dos trotes em calouros de universidade, um ritual coletivo tão brasileirinho quanto o
Carnaval e a carnavalização da Justiça nas CPIs.

O trote é medieval como a universidade e quase deixou de existir em lugar civilizado. No Brasil, é um meio
de reafirmar, na passagem para a vida adulta, que o jovem estudante pertence mesmo a uma sociedade
5autoritária, violenta e de privilégio.

Submissão e humilhação são a essência do rito, mas expressivas mesmo são suas formas: o calouro é
muita vez obrigado a assumir o papel de pobre brasileiro. A humilhação também faz parte da iniciação universitária
americana, embora nesse caso o rito marque a entrada na irmandade, sinal de exclusivismo e vivência de
segredos de uma elite que se ressente da falta de aristocracia e de mistérios em sua sociedade ideologicamente
10igualitária e laica.

De início, como em muito ritual, o jovem é descaracterizado e marcado fisicamente. É sujo de tinta, de lama,
até de porcarias excrementícias; raspam sua cabeça. Ao mesmo tempo que apaga simbolicamente sua identidade,
a pichação do calouro lhe confere a marca do privilegiado universitário (são poucos e têm cadeia especial!). Pais e
estudantes se orgulham da marca suja e da violência.

15Na mímica da humilhação dos servos, o jovem é colocado em fila, amarrado ou de mãos dadas, e conduzido
pelas ruas, como se fazia com escravos, como a polícia faz com favelados. É jogado em fontes imundas, como
garotos de rua. Deve esmolar para seu veterano-cafetão. Na aula-trote, o veterano vinga-se do professor
autoritário ao encenar sua raiva e descarregá-la no calouro, com o que a estupidez se reproduz.

Como universidade até outro dia era privilégio oligárquico, o trote nasceu na oligarquia, imitada pelos
20arrivistas. Da oligarquia veio ainda o ritual universitário do assalto a restaurantes (‘pindura’), rito de iniciação pelo
qual certa elite indica que se exclui da ordem legal dos comuns.

De vez em quando, ferem, aleijam ou matam um garoto na cretinice do trote. Ninguém é punido. Os
oligarcas velhos relevam: ‘acidente’.

Não, não: é tudo de propósito.

(Vinicius Torres Freire. In: Folha de S. Paulo, 13/02/2006.)

Arrivista. Pessoa inescrupulosa, que quer vencer na vida a todo custo. (Dicionário Aurélio Eletrônico. Versão 2.0.)

 

TEXTO 2

Vagabundagem universitária começa no trote

1Todo começo de ano é a mesma cena: calouros de universidades, as cabeças raspadas e as caras
pintadas, incitados ou obrigados por veteranos, ocupam os sinais de trânsito pedindo dinheiro aos motoristas. É
uma das formas do chamado ‘trote’, o mais artificial dos ritos de iniciação da mais artificial das instituições
contemporâneas – a universidade.

5O trote nada mais é do que o retrato da alienação em que vivem esses adolescentes das classes
favorecidas. Com tempo de sobra, eles não têm em que empregar tanta liberdade.

Ou querem dizer que essas simples caras pintadas têm qualquer simbologia semelhante à das máscaras de
dança das tribos primitivas estudadas por Lévi-Strauss?

Para aquelas tribos índias, as máscaras eram o atestado da onipresença do sobrenatural e da pujança dos
10mitos. Mas esses adolescentes urbanos não têm tanta complexidade. Movido a MTV e shopping centers, o espírito
deles vive nas trevas. A ausência de conhecimento e saber limita-lhes os desejos e as atitudes.

Em tempos mais admiráveis, ou em sociedades mais ideais, essa massa de vagabundos estaria ajudando a
cortar cana nos campos, envolvidos com a reforma agrária, em programas de assistência social nas favelas ou
com crianças de rua, ou mesmo explorando os sertões e florestas do país, como faziam os estudantes do extinto
15projeto Rondon.

Hoje, mais do que nunca, há uma tendência – característica da mentalidade das elites da economia
capitalista – de adulação da adolescência, de excessivo prolongamento da mesma e da excessiva indulgência para
com esse período tido como ‘de intensos processos conflituosos e persistentes esforços de auto-afirmação’.

Desde adolescente, sempre olhei com desprezo esse tratamento que se pretende dar à adolescência (ou
20pelo menos a certa camada social adolescente): um cuidado especial, semelhante ao que se dá às mulheres
grávidas. Pois é exatamente esse pisar em ovos da sociedade que acaba por transformar a adolescência num
grande vazio, numa gravidez do nada, numa angustiante fase de absorção dos valores sociais e de integração
social.

Se os adolescentes se ocupassem mais, sofreriam menos – ou pelo menos amadureceriam de verdade,
25solidários, ocupados com o sofrimento real dos outros.

Mas não, ficam vagabundando pelos semáforos das cidades, catando moedas para festas e outras
leviandades. E o que é pior, sentindo-se deuses por terem conseguido decorar um punhado de fórmulas e datas e
resumos de livros que os fizeram passar no teste para entrar na universidade.

A mim – que trabalhava e estudava ao mesmo tempo desde os 15 anos – causava alarme o espírito de
30vagabundagem que, cultuado na adolescência, vi prolongar-se na realidade alienada de uma universidade pública.

Na Universidade de São Paulo, onde estudei, os filhos dos ricos ainda passam anos na hibernação
adolescente sustentada pelo dinheiro público.

(Marilene Felinto. In: Folha de S. Paulo, 25/02/1997.)

 

Em relação às pessoas do discurso, pode-se dizer que

I.  apesar de o Texto 1 se iniciar com “nós” (“Estamos”), é a forma impessoal que predomina;
II.  no Texto 2, embora predomine a forma impessoal, a autora desliza para a pessoalidade quando se reporta à sua experiência como estudante;
III. nos Textos 1 e 2, os autores dialogam explicitamente com o leitor.

Então, está(ao) correta(s):

A

apenas I.

B

apenas I e II.

C

apenas II e III.

D

apenas III.

E

todas.