(ITA - 2020 - 1ª FASE)
Assinale a alternativa que relaciona corretamente um trecho em discurso indireto livre e sua função.
Dar a conhecer os pensamentos da personagem, como em: "Dionóra amara-o três anos, dois anos dera-os às dúvidas, e o suportara os demais. Agora, porém, tinha aparecido outro. Não, só de por aquilo na ideia, já sentia medo... Por si e pela filha... Um medo imenso. Se fosse, se aceitasse de ir com o outro, Nhô Augusto era capaz de matá-la. Para isso, sim, ele prestava muito. Matava, mesmo, como dera conta do homem da foice, pago por vingança de algum ofendido." [Sagarana, p. 298].
Caracterizar a personagem principal, como em: "[...] finalmente o Padre Lopes explicou tudo com este conceito digno de um observador: —Sabe a razão por que não vê as suas elevadas qualidades, que aliás todos nós admiramos? É porque tem ainda uma qualidade que realça as outras: — a modéstia." [Contos, p. 326].
Analisar psicologicamente o narrador, como em: "Fui indo sempre de mal a pior. Tive a impressão de que me achava doente, muito doente. Fastio, inquietação constante e raiva. Madalena, Padilha, D. Glória, que trempe!' " [S. Bernardo, p. 163].
Registrar na escrita a linguagem falada popular, como em: "E, pois, foi aí por aí, dias depois, que aconteceu uma coisa até então jamais vista, e té hoje mui lembrada pelo povinho do Tombador." [Sagarana, p. 313].
Conversar com o leitor para aguçar a sua imaginação, como em: "—O que é que me está dizendo? perguntou o alienista quando um agente secreto lhe contou a conversação do barbeiro com os principais da vila." [Contos, p. 321].