ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(ITA - 2020 - 1 FASE)Leia atentamente e assinale a

Português | Literatura | modernismo no Brasil | autores da 2a fase modernista na prosa | Graciliano Ramos
Português | Literatura | modernismo no Brasil | autores da 3a fase modernista | Guimarães Rosa
ITA 2020ITA PortuguêsTurma ITA-IME

(ITA - 2020 - 1ª FASE)

Leia atentamente e assinale a alternativa correta.

E ela conhecia e temia os repentes de Nhô Augusto. Duro, doido e sem detença, como um bicho grande do mato. E, em casa, sempre fechado em si. Nem com a menina se importava. Dela, Dionóra, gostava, às vezes; da sua boca, das suas carnes. Só. No mais, sempre com os capangas, com mulheres perdidas, com o que houvesse de pior. [...] E sem efeito eram sempre as orações e promessas, com que ela o pretendera trazer, pelo menos, até a meio caminho direito. [Sagarana, p. 297].

 

Pareceu-me que havia ali um equívoco e que, se Madalena quisesse, tudo se esclareceria. O coração dava-me .coices desesperados, desejei doidamente convencer-me da inocência dela Para quê? murmurou Madalena. Há três anos vivemos uma vida horrível. Quando procuramos entender-nos, já temos a certeza de que acabamos brigando. [S. Bernardo, p. 189].

A

Dionóra e Madalena são apaixonadas por seus maridos e não ousam .enfrentá-los, como confirmam, respectivamente, os testemunhos de Tião da Thereza e D. Glória.

B

Dionóra e Madalena inicialmente têm afeto por seus maridos, mas aconselhadas pelos padres em cada narrativa, acabam por se desiludir e resolvem se separar.

C

Dionóra e Madalena nunca amaram seus maridos, mas mantiveram seus respectivos casamentos por conveniência, como elas mesmas afirmam.

D

Dionóra e Madalena são mulheres que, em algum momento, amaram seus maridos, mas não conseguiram suportar as condições de seus respectivos casamentos, conforme seus desfechos evidenciam.

E

Dionóra e Madalena nunca amaram seus maridos e conseguiram se libertar de seus casamentos infelizes, conforme seus desfechos evidenciam.