(PUC - PR 2010)
Em Vigiar e Punir, obra do filósofo francês Michel Foucault, podemos ler: “Duas imagens, portanto, da disciplina. Num extremo, a disciplina-bloco, a instituição fechada, estabelecida à margem, e toda voltada para funções negativas: fazer parar o mal, romper as comunicações, suspender o tempo. No outro extremo, com o panoptismo, temos a disciplinamecanismo: um dispositivo funcional que deve melhorar o exercício do poder tornando-o mais rápido, mais leve, mais eficaz, um desenho das coerções sutis para uma sociedade que está por vir. O movimento que vai de um projeto ao outro, de um esquema da disciplina de exceção ao de uma vigilância generalizada, repousa sobre uma transformação histórica: a extensão progressiva dos dispositivos de disciplina ao longo dos séculos XVII e XVIII, sua multiplicação através de todo o corpo social, a formação do que se poderia chamar grosso modo a sociedade disciplinar”. (Vigiar e Punir, Terceira parte, Disciplina, p. 172).
Levando em conta essa passagem, é CORRETO afirmar que:
I. Para o autor, há apenas uma forma de exercício do poder: trata-se daquela representada pelos modelos fechados do poder central que usa o suplício do corpo como forma de repressão dos delitos.
II. A partir dos séculos XVII e XVIII, verifica-se o crescimento de um modelo de exercício da disciplina que usa como parâmetro os mesmos moldes dos regimes absolutistas, ou seja, a punição direta sobre os corpos como forma de restituição do poder central.
III. A sociedade disciplinar nasce da tentativa de forjar um mecanismo mais eficaz contra os delitos.
IV. O panoptismo poderia ser entendido como um novo mecanismo de poder no qual se privilegiam a vigilância e o controle sobre os indivíduos. Trata-se do sistema de vigilância da sociedade disciplinar.
Apenas as assertivas I e III estão corretas.
Apenas a assertiva II está correta.
Todas as assertivas estão corretas.
Apenas as assertivas III e IV estão corretas.
Apenas a assertiva IV está correta.