(PUC/RS - 2013)
Revista de maior circulação no mundo, a Time mostrou como ficaram 1tênues os limites entre a ciência e a ficção. Em reportagem de capa, intitulada “Jovem para sempre”, não 11descarta 19nas entrelinhas a chance de que um dia, quem sabe, 3se 12descubra não a cura das doenças, 8mas a cura da morte.
4Menos sutilmente, estimula a esperança de que talvez o ser humano 13possa chegar aos 300 anos. A revista ancora o sonho em moscas e minhocas que, 5tratadas em laboratórios, passaram a viver muitas vezes mais. A suspeita é de 20que, em algum lugar, seria possível 14desmontar um 21relógio que determina o aparecimento de rugas, seios caídos, pernas flácidas, queda de cabelo.
6Ao tentar 15separar fantasias e bom senso, a reportagem estabelece como hipótese realista que, 9a partir das descobertas médicas das próximas três décadas, a expectativa de vida suba para 120 anos. Seria a continuação do impacto provocado pelo inglês Alexander Fleming, que descobriu o primeiro antibiótico.
Traduzindo: as crianças de hoje se lembrariam de seus pais – 10ou seja, nós – como pessoas que 16morreram jovens porque não 17completaram 80 22anos. 11Assim como achamos que nossos tataravós morriam cedo porque não 18completavam 60 anos de idade.
Os novos mitos nutridos pela tecnologia reforçam o absurdo brasileiro. Dezenas de milhares de crianças que não completam 2parcos 12 meses de vida morrem anualmente, 7porque simplesmente não têm comida ou bebem água contaminada.
DIMENSTEIN, Gilberto. Expectativa de vida. In: _____. Aprendiz do futuro. São Paulo: Ática: 2004. (fragmento)
Analise as seguintes propostas de alteração da pontuação do texto.
1. Inserir vírgulas antes e depois da expressão “nas entrelinhas” (ref. 19).
2. Substituir por dois-pontos a vírgula que segue o primeiro “que” (ref. 20).
3. Inserir uma vírgula após “relógio” (ref. 21).
4. Substituir o ponto após “anos” (ref. 22) por vírgula seguida de letra minúscula.
As alterações que manteriam o sentido, a coerência e a correção do texto são:
1 e 2, apenas.
1 e 4, apenas.
2 e 3, apenas.
3 e 4, apenas.
1, 2, 3 e 4.