(PUCRJ - 2015) A seguir est representada a estrutura do metacrilato de metila. Essa substncia possui frmula molecular
(PUCRJ 2015) Macronutrientes podem ser definidos como a classe de compostos químicos que devem ser consumidos diariamente e em grande quantidade, pois fornecem energia e são componentes fundamentais para o crescimento e manutenção do corpo. Qual deles se obtém em maior abundância em dietas baseadas em vegetais e em produtos de origem animal, respectivamente?
(PUC-SP 2015) Leia: No final da semana passada a epidemia de ebola na frica do Oeste atingiu uma cifra sinistra. Segundo a Organizao Mundial de Sade (OMS), o nmero de mortos pela doena ultrapassou 3 mil pessoas, num total de 6.574 casos suspeitos ou confirmados. Um estudo feito pelos Centers for Disease Control (CDC), rede de rgo do governo americano, cuja sede se encontra perto de Atlanta, indica que a cada 30 dias o nmero de novos casos dirios de ebola triplica. Na hiptese mais pessimista haveria 1,4 milhes de pessoas contaminadas na frica do Oeste, no prximo ms de janeiro. (Luiz Felipe de ALENCASTRO. O ebola um desafio da sade pblica no sculo 21. http://noticias.uol.com.br/blogs-ecolunas/coluna/luiz-felipe-alencastro/2014/09/29/o-ebola-e-umdesafio-da-saude-publica-no-seculo-21.htm, 29/09/2014) Considerando essa epidemia e as condies geogrficas das regies onde ela se origina pode ser afirmado que
(PUC 2015) A figura apresenta a origem e a ao positiva negativa de cinco hormnios gastrointesbnais (gastrina, colecistoarina,secretina, GIP proteina gstrica inibitria, VIP peptdeo intestinal vasoativo), que atuam no controle da digesto. Com base na figura e em seus conhecimentos sobre o assunto, assinale a afirmao INCORRETA
(PUCRJ 2015) Sobre a respirao nos mamferos, considere as afirmativas a seguir. I. Mamferos utilizam respirao por presso negativa, que consiste em expandir a cavidade torcica diminuindo assim a presso nos pulmes permitindo a entrada do ar. II. Durante a inspirao, os msculos intercostais e o diafragma se contraem. III. Durante a inspirao, os msculos intercostais e o diafragma relaxam. IV. O relaxamento dos msculos intercostais e do diafragma provoca a reduo do volume da caixa torcica. correto o que se afirma em:
(PUC/RS -2015) Associe os nomes dos presidentes brasileiros do perodo da Nova Repblica (coluna A) s caractersticas de sua Presidncia (coluna B). Coluna A 1. Jos Sarney 2. Fernando Collor de Mello 3. Fernando Henrique Cardoso 4. Lus Incio Lula da Silva Coluna B ( ) Seu mandato foi marcado pela busca da estabilidade monetria, pelo controle da emisso de moedas e pelo baixo crescimento industrial, devido aos efeitos negativos sobre a indstria, decorrentes da abertura da economia brasileira ao mercado internacional. ( ) Sua presidncia foi marcada pela estabilidade monetria, pelo crescimento da economia, impulsionado pela exportao de commodities, e pelo incremento do consumo interno, atravs de polticas de ampliao de renda e crdito, e de redistribuio de renda. ( ) Seu governo enfrentou uma forte inflao atravs de planos econmicos como o Plano Cruzado, o Plano Cruzado II e o Plano Vero, que acabaram fracassando e gerando grande impopularidade ao presidente no fim de seu mandato. ( ) Em seu mandato, procurou combater a inflao atravs do confisco da poupana, tentou modernizar a economia brasileira, iniciando a sua abertura para o mercado internacional, e enfrentou grande instabilidade poltica, perdendo o apoio do Congresso. ( ) Tentou marcar o seu governo pelo slogan Tudo Pelo Social, promovendo a criao da farmcia bsica e do seguro desemprego, a extenso dos benefcios da previdncia ao trabalhador rural e a aplicao do Programa do Leite. A numerao correta, de cima para baixo,
(PUCSP 2015) No lóco referente ao sistema sanguíneo ABO, há três formas, normalmente representadas por IA, IB e i. Da combinação dessas formas há seis genótipos possíveis na população humana. Com relação a esse sistema sanguíneo foram feitas cinco afirmações. Assinale a única INCORRETA.
(PUC/PR - 2015) O Estado Absoluto da Idade Moderna apresentou um carter ambguo, refletindo o sentido de transio do perodo. De um lado, foi um Estado feudal transformado com a burocracia administrativa, formada em grande parte pelos senhores feudais, que mantinham valores e privilgios seculares; de outro, um dinmico agente mercantil, unificando mercados, eliminando barreiras internas que entravavam o comrcio, uniformizando moedas, pesos e leis, alm de empreender conquistas de novos mercados. Entretanto, nascido da aliana do rei com a burguesia na Baixa Idade Mdia, da necessidade socioeconmica e da poltica da poca, acabou se tornando parasitrio e aristocrtico, necessitando cada vez mais de uma crescente tributao. Em fins da Idade Moderna, o poderio e o esplendor dos reis absolutistas opunham-se ao empreendimento burgus, lucratividade e capitalizao em curso, levando ao processo das revolues burguesas que, ao derrubar os monarcas absolutistas, inaugurariam o mundo contemporneo. Com base no exposto, assinale a alternativa que caracteriza o Estado Absolutista em suas instituies polticas e econmicas.
(PUC/RS -2014) A primeira metade do sculo XVII se caracterizou, na histria da colonizao portuguesa na Amrica, pelas invases holandesas no nordeste do Brasil. Sobre esse processo, INCORRETO afirmar que
(PUCRS 2015) Leia as informaes e complete os parnteses com V (verdadeiro) ou F (falso). A taxa de morte precoce causada por doenas contagiosas diminui nas populaes humanas que contam com saneamento bsico. Populaes pobres, porm, ainda sofrem com endemias contagiosas. Conhecidas como doenas negligenciadas, elas podem ser tratadas, mas o tratamento no est disponvel nas reas mais pobres do mundo. Sobre algumas dessas doenas, apresentam-se as informaes a seguir. ( ) A esquistossomose, causada por parasitos platelmintos, pode ser diagnosticada no exame de fezes. ( ) A erradicao de caramujos, hospedeiros intermedirios, reduziria as taxas de esquistossomose. ( ) Tanto o mal de Chagas como a malria poderiam ser controlados com inseticidas txicos ao barbeiro. ( ) O uso de frmacos pode melhorar problemas crnicos do corao causados pelo mal de Chagas. O preenchimento correto dos parnteses, de cima para baixo, :
(PUCRS 2015) A proteo da superfcie corporal dos mamferos contra os elementos fsicos e qumicos do ambiente externo feita pelo tecido __________, por meio de __________.
(PUC-GO 2015) [...] Arandir (numa alucinação) Dália, faz o seguinte. Olha o seguinte: diz à Selminha. (violento) Diz que, em toda minha vida, a única coisa que salva é o beijo no asfalto. Pela primeira vez. Dália, escuta! Pela primeira vez, na vida! Por um momento, eu me senti bom! (furioso) Eu me senti quase, nem sei! Escuta, escuta! Quando eu te vi no banheiro, eu não fui bom, entende? Desejei você. Naquele momento, você devia ser a irmã nua. E eu desejei. Saí logo, mas desejei a cunhada. Na praça da Bandeira, não. Lá, eu fui bom. É lindo! É lindo, eles não entendem. Lindo beijar quem está morrendo! (grita) Eu não me arrependo! Eu não me arrependo! Dália Selminha te odeia! (Arandir volta para a cunhada, cambaleante. Passa a mão na boca encharcada.) Arandir (com voz estrangulada) Odeia.(muda de tom) Por isso é que recusou. Recusou o meu beijo. Eu quis beijar e ela negou. Negou a boca. Não quis o meu beijo. Dália Eu quero! Arandir (atônito) Você? Dália (sofrida) Selminha não te beija, mas eu. Arandir (contido) Você é uma criança. (Dália aperta entre as mãos o rosto de Arandir.) Arandir Dália. (Dália beija-o, de leve, nos lábios.) Dália Te beijei. Arandir (maravilhado) Menina! Dália (quase sem voz) Agora me beija. Você. Beija. Arandir (desprende-se com violência) Eu amo Selminha! Dália (desesperada) Eu me ofereço e. Selminha não veio e eu vim. Arandir Dália, eu mato tua irmã. Amo tanto que. (muda de tom) Eu ia pedir. Pedir à Selminha para morrer comigo. Dália Morrer? Arandir (desesperado) Eu e Selminha! Mas ela não veio! Dália (agarra o cunhado. Quase boca com boca, sô- frega) Eu morreria. Arandir Comigo? Dália (selvagem) Contigo! Nós dois! Contigo! Eu te amo! [...] (RODRIGUES, Nelson. O beijo no asfalto. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1995. p. 98-100.) O textofaz menção a desejo. É curioso observar como o ato de desejar está sempre presente na vida humana desde o nascimento. O desejo de se descobrir, o desejo de viver, o desejo de passar no vestibular, o desejo de ser feliz e o desejo de ter. O desejo é força propulsora que nos move. Nada nos empurra mais à ação que a vontade de possuir. O capitalismo, sabendo dessa nossa fraqueza de querer possuir, acabou por se apoderar dela. Ele lucra cada dia mais com o consumismo dos indivíduos. Esseconsumo alicerçado numa fome insaciável de comprar nasce muitas vezes no subconsciente do homem, com a alienação imposta pela chamada indústria cultural. A ideia de que o consumo não é desejo natural, mas antinatural, está alicerçada na filosofia de um filósofo grego da antiguidade. Ele defende que o maior prazer só é alcançável por meio do conhecimento, da amizade e de uma vida moderada, livre do medo e da dor. E que o homem sábio busca a realização dos desejos naturais e necessários, combate os desejos antinaturais e artificiais e evita com todas as suas forças os desejos dispensáveis. Marque a alternativa que apresenta o autor desse pensamento:
(PUC-RJ 2015)Uma lebre e uma tartaruga decidem apostar uma corrida de 32 m. Exatamente s 12h, dada a largada. A lebre dispara na frente, com velocidade constante de 5,0 m/s. A tartaruga corre com velocidade constante de 4,0 m/min, sem parar at o fim do percurso. A lebre, percebendo quo lenta se movia a tartaruga, decide descansar aps percorrer metade da distncia total, e ento adormece por 7min55s. Quando acorda, sai correndo com a mesma velocidade inicial, para tentar ganhar a corrida. O fim da histria conhecido. Qual a vantagem de tempo da tartaruga sobre a lebre, na chegada, em segundos?
O grfico apresenta as variaes de trs parmetros adaptativos de msculo estriado esqueltico aps algum tempo de treinamento fsico aerbico. Com base na anlise dos resultados e outros conhecimentos sobre o assunto, INCORRETO afirmar:
(PUC - RJ - 2015) O grfico abaixo apresenta a taxa de reao de trs diferentes enzimas em funo do pH, em seres humanos. Com base no grfico, considere as seguintes afirmaes. I. Cada enzima catalisa sua reao em taxa mxima em um pH especfico. II. As curvas de atividade tm seu pico no valor de pH em que cada enzima mais efetiva. III. A pepsina, por exemplo, pode atuar no duodeno, pois sua atividade mxima ocorre em pH bsico. Quais das afirmaes esto corretas?