ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(UEFS 2015 - Meio do ano)Stephen Hawking vive em u

(UEFS 2015 - Meio do ano)

Stephen Hawking vive em um tempo fora do tempo. Segundo ele, o tempo real, esse que marcamos no relógio e que impede eventos de ocorrer simultaneamente, é uma 5 abstração, uma invenção psicológica. Para ele, o que interessa é o que chama de “tempo imaginário”, inexistente para os padrões humanos, quando a mais ínfima fração de segundo e bilhões de anos são a mesma coisa diante da eternidade. Tudo o que existe no universo 10 está submetido às mesmas leis que regem o cosmo. Com essa premissa, em 1988, o cientista publicou o livro Uma breve história do tempo e conseguiu a proeza de vender mais de 10 milhões de exemplares ao redor do mundo. Fez a ciência se aproximar do leigo. 15

As preocupações e motivações de Stephen Hawking sempre foram de natureza existencial. Por isso, desde criança, mostrou um interesse peculiar por temas como “por que estamos aqui, como e de onde viemos e para onde vamos”. “Eu queria sondar as profundezas do 20 universo”, escreveu certa vez. Recentemente, ele lançou a autobiografia Minha breve história, que aborda apenas alguns aspectos de sua vida.

De acordo com Gleiser, Hawking tem uma importância para a humanidade que vai além da ciência. 25 “Ele inspira milhões de pessoas, aproximando-as do imaginário científico. Hawking tornou-se uma figura meio mítica, um cérebro aprisionado em um corpo quase morto, uma espécie de ponte entre nossa realidade e as ideias mais avançadas da cosmologia e da astrofísica. 30 Como ele mesmo disse, “onde há vida, há esperança”, declara. DUARTE, Maurício. Na contramão das probabilidades. Disponível em:<http://www.revistadacultura.com.br/revistadacultura/detalhe/15-0106/Na_contram%C3%A3o_dasprobabilidades.aspx >.  Acesso em: 9 mar. 2015. 

Considerando-se os aspectos temáticos do texto, é correto afirmar:

A

 A compreensão da obra completa do autor retratado é a possibilidade que se tem, hoje, de diferenciar e equalizar a duração do tempo. 

B

 A teoria do pesquisador em destaque defende uma ideia de tempo pautada na abstração, o qual só pode ser compreendido por meio de aspectos psicológicos.

C

 A venda da tiragem de Uma breve história do tempo deixa subentendido que a humanidade passou a aceitar e a aplicar em conhecimentos cotidianos a teoria do autor.

D

 As motivações de Hawking são de ordem existencial e, sendo assim, sua teoria sobre o tempo imaginário foge da lógica das demais por não apresentar respaldo científico. 

E

 A história de vida de Stephen Hawking acaba contribuindo para a popularização da ciência, na medida em que as pessoas desenvolvem uma empatia pela figura desse cientista.