(Uel 2005) “Luiz Inácio Lula da Silva é o 21º presidente a governar o Brasil desde que Getúlio Vargas se suicidou, há cinquenta anos, em meio a uma turbulenta crise política. Getúlio assombrou, de uma forma ou de outra, todos eles. Para muitos, governar significou usar as instituições e modelos que, implementados por Vargas na década de 30, fundaram o Brasil moderno. Após Fernando Collor (1990- 1992), parte do trabalho dos governantes é tentar desmontar o que se convencionou chamar de a herança da ‘era Vargas’".
(Folha de São Paulo, São Paulo, 22 ago. 2004. Caderno Especial, p. A 1.)
Assinale a alternativa que apresenta características da “herança da era Vargas”, combatidas por esses governos a partir da década de 1990.
Desequilíbrio entre os três poderes, instaurado por Getúlio Vargas, quando, munido da Constituição de 1937, atribuiu ao Executivo direitos absolutos de comando.
Traços de forte liberalização, que visam restringir a regulação e a intervenção estatal na economia; legislação trabalhista acentuadamente flexível, ancorada, principalmente, na negociação direta entre trabalhadores e empresários.
Caráter “entreguista”, marca do governo Vargas, manifestado na política econômica que busca atender às demandas do mercado interno através de importações crescentes.
Presença de órgãos de fiscalização à imprensa, como o DIP – Departamento de Imprensa e Propaganda – responsáveis por monitorar e censurar os meios de comunicação.
Presença expressiva do Estado na economia, especialmente por meio de empresas estatais; legislação trabalhista minuciosa e corporativista.