Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões - UERJ 2010 | Gabarito e resoluções

1-14 de 14
Questão
2010História

(UERJ - 2010) (Pedro Amrico, Independncia ou morte.) Essa tela foi produzida entre 1886 e 1888, momento de crise do Estado Imperial e de expanso do republicanismo. A imagem da independncia do Brasil nela representada enfatiza uma memria desse acontecimento poltico entendido como:

Questão
2010Biologia

(UERJ 2010) A velocidade de uma reação enzimática corresponde à razão entre quantidade de produto formado e tempo decorrido. Essa velocidade depende, entre outros fatores, da temperatura de incubação da enzima. Acima de uma determinada temperatura, porém, a enzima sofre desnaturação. Considere um experimento no qual foi medida a velocidade máxima de uma reação enzimática em duas diferentes temperaturas. Observe a tabela:   Tempo (minutos) Velocidade máxima de reação - Vmax 45°C 50°C 1 96 128 2 85 106 3 74 84 4 63 62   Para cada temperatura calculou-se a taxa de desnaturação da enzima, definida como a queda da Vmax da reação por minuto de incubação. Se D1 é a taxa de desnaturação da enzima a 45 °C e D2 a taxa de desnaturação a 50 °C, a razão D1/D2 é:  

Questão
2010Química

(UERJ - 2010) O selnio um elemento qumico essencial ao funcionamento do organismo, e suas principais fontes so o trigo, as nozes e os peixes. Nesses alimentos, o selnio est presente em sua forma aninica Se2-. Existem na natureza tomos de outros elementos qumicos com a mesma distribuio eletrnica desse nion. Dado: Se: Z = 34. O smbolo qumico de um tomo que possui a mesma distribuio eletrnica desse nion est indicado em:

Questão
2010Sociologia

(UERJ2010) No admirvel mundo novo das oportunidades fugazes e das seguranas frgeis, a sabedoria popular foi rpida em perceber os novos requisitos. Em 1994, um cartaz espalhado pelas ruas de Berlim ridicularizava a lealdade a estruturas que no eram mais capazes de conter as realidades do mundo: Seu Cristo judeu. Seu carro japons. Sua pizza italiana. Sua democracia, grega. Seu caf, brasileiro. Seu feriado, turco. Seus algarismos, arbicos. Suas letras, latinas. S o seu vizinho estrangeiro. ZygmunT Bauman Adaptado de Identidade. Rio de Janeiro: Zahar, 2005. A alterao de valores culturais em diversas sociedades um dos efeitos da globalizao da economia. O cartaz citado no texto ironiza uma referncia cultural que pode ser associada ao conceito de:

Questão
2010Física

Um foguete persegue um avião, ambos com velocidades constantes e mesma direção. Enquanto o foguete percorre 4,0 km, o avião percorre apenas 1,0 km. Admita que, em um instante t1, a distância entre eles é de 4,0 km e que, no instante t2, o foguete alcança o avião. No intervalo de tempo t2 t1, a distância percorrida pelo foguete, em quilômetros, corresponde aproximadamente a:

Questão
2010Geografia

(Uerj 2010) Quinze anos depois do genocdio que vitimou mais de 800 mil pessoas, visitar Ruanda ainda uma espcie de jogo de adivinhao a cada rosto que passa tenta-se descobrir quem foi vtima e quem foi algoz na tragdia de 1994. O governo do pas recorre unio do povo. O censo e as carteiras de identidade tnicas no existem mais, todos agora so apenas considerados ruandeses. O esforo do presidente Paul Kagame em evitar um novo conflito to grande que chamar algum de tutsi ou hutu de maneira ofensiva crime, com pena que pode chegar a 14 anos. (Marta REIS) A presena do trauma do genocdio o principal problema social de Ruanda, maior inclusive que a pobreza. Tratar esse trauma coletivo devia ser prioridade nmero um, e no transform-lo num tabu. A poltica do governo a do esquecimento por lei, por obrigao. Errada a vitimizao do genocdio, pois existe uma histria de conflitos anterior e posterior ao massacre. (Marcio GAGLIATO) A polmica sobre os efeitos do genocdio de Ruanda, ocorrido em 1994, aponta para contradies dos processos de constituio de Estados nacionais na frica contempornea. Com base na anlise dos textos, a resoluo dessas contradies estaria relacionada adoo das seguintes medidas:

Questão
2010Geografia

(UERJ) A comparao entre os grficos permite associar as mudanas na rede de transporte aos seus impactos ambientais. A principal consequncia sobre o meio ambiente resultante dos investimentos na matriz de transportes da UnioEuropeia entre 1970 e 2004 :

Questão
2010História

(UERJ - 2010) Socialista surgiu como descrio filosfica em principios do sculo XlX. Sua raiz linguistica era o sentido desenvolvido de social. A distino decisiva entre socialista e comunista, como em certo sentido esses termos so hoje comumente utilizados, veio com a mudana de nome, em 1918, do Partido Operrio Socialdemocrata Russo para Partido Comunista Panrusso. Dessa poca em diante, uma distino entre socialista e comunista tornou-se amplamente vigente. RAYMOND WILLIAMS Adaptado de Socialista. In: Palavras-Chave: um vocabulrio de cultura e sociedade. So Paulo: Boitempo, 2007. Na histria europeia, durante o sculo XX, estabeleceu-se uma diferena entre sociaIismo e comunismo reIacionada ao seguinte aspecto:

Questão
2010História

(UERJ - 2010) A vitria de Barack Obama nas eleies presidenciais de 2008 foi revestida de grande significado. O mapa dos resultados finais do ltimo pleito nacional norte-americano revela que a histria do pas continua afetando a sua geografia eleitoral. possvel associar cerca de metade dos estados onde Barack Obama foi derrotado em 2008 ao seguinte aspecto da histria dos Estados Unidos:

Questão
2010Português

(UERJ - 2010) Crtica: O dia em que a Terra parou O remake O dia em que a Terra parou, filme estrelado por Keanu Reeves e com um oramento de US$ 80 milhes, um prato cheio para os aficionados da fico cientfica. O primeiro O dia em quea Terra parou, dirigido por Robert Wise, rodado em 1951, foi um apelo ao fim da Guerra Fria. O recente, dirigido por Scott Derrickson, um apelo ao desmatamento, guerras insanas, violncia, etc. O que muitosno sabem que o filme foi baseado no conto Farewell to the Master, do escritor Harry Bates. Relevante no aspecto conscientizao, mas infantil em outros. Os efeitos especiais so incrveis, e o gigante rob biolgico Gort, que acompanha o aliengena Klaatu, mesmo sem pronunciar palavra e ficando esttico quase todo o tempo, d um show. O pequeno Jaden Smith, filho do ator Will Smith, fez boa interpretao, e tenho certeza do promissor sucesso. Mas, como apaixonado por FC [fico cientfica], sou suspeito prafalar deste gnero. Confesso que, em longos momentos, o filme foi parado: sem ao alguma. J no termo da lgica: se realmente existirem aliengenas, ser que se preocupariam com o nosso planeta? Por qu? Acredito que no. O universo pode ter milhes de outros planetas habitados, segundo o consagrado doutor em cosmologia e fsico terico Stephen Hawking. 1Por que se interessariam em salvar justamente o nosso? No filme, o aliengena Klaatu, diferente do que parece, no tem boas intenes com os seres humanos. Sua nica inteno salvar o planeta Terra de ns, que o estamos destruindo aos poucos, o que no deixa de ser verdade. Interessante, com menos ao e violncia que Guerra dos mundos, mas igualmente impactante. Recomendo. Ademir Pascale www.cranik.com As formas interrogativas podem assumir diversas funes ou sentidos, dependendo do contexto. No texto, a frase Por que se interessariam em salvar justamente o nosso? (ref. 1) traz implcito um sentido de:

Questão
2010Português

(UERJ/2010) Para melhor compreensão da tira, o leitor precisa reconhecer alguns elementos implícitos. O fragmento que torna mais evidente essa necessidade é:

Questão
2010Física

(Uerj 2010) A figura a seguir representa uma piscina completamente cheia de gua, cuja forma um prisma hexagonal regular. Admita que: A, B, C e D representam vrtices desse prisma; o volume da piscina igual a 450 m3 e ; um atleta nada, em linha reta, do ponto A at o ponto mdio da aresta , utilizando apenas glicose como fonte de energia para seus msculos. A velocidade mdia do atleta no percurso definido foi igual a 1,0 m/s. O intervalo de tempo, em segundos, gasto nesse percurso equivale a cerca de:

Questão
2010Biologia

(UERJ 2010) Alguns vírus, como o da poliomielite, contêm RNA de fita simples (+), que podem funcionar diretamente como mensageiros na célula infectada. Esses RNA possuem uma sequência nucleotídica necessária para que o códon de iniciação da síntese proteica seja identificado, como mostra o esquema a seguir: Considere, para um RNAm desse tipo, que sintetiza um peptídeo viral, as seguintes informações: - se a base nitrogenada adenina do códon de iniciação é a de número 1, a base uracila do códon de terminação será a de número 133, seguindo-se o sentido da tradução; - o códon UGG aparece duas vezes na porção desse RNA que codifica o peptídeo. Observe, na tabela abaixo, a identificação de alguns códons: Códon Aminoácido codificado ou função AUG metionina - iniciação UAA, UAG, UGA terminação UGG triptofano O aminoácido metionina, introduzido no peptídeo pelo códon iniciador, é imediatamente removido após o término da tradução. A percentagem de triptofano na composição da molécula desse peptídio é de:

Questão
2010Matemática

(Uerj 2010) Uma embalagem em forma de prisma octogonal regular contém uma pizza circular que tangencia as faces do prisma. Desprezando a espessura da pizza e do material usado na embalagem, a razão entre a medida do raio da pizza e a medida da aresta da base do prisma é igual a:

1-14 de 14