(Ufu 2004) Leia atentamente a passagem, extraída do texto O que é esclarecimento de I.Kant. “Entretanto, nada além da liberdade é necessário ao esclarecimento: na verdade, o que se requer é a mais inofensiva de todas as coisas às quais esse termo pode ser aplicado, ou seja, a liberdade de fazer uso público da própria razão a despeito de tudo [...].” ARANHA, M. L. A. e MARTINS, M. H. P. Filosofando. Introdução à Filosofia. 2ª ed. São Paulo:Moderna, 1977, p. 114. Assinale a proposição verdadeira em relação ao que Kant define como “fazer uso público da própria razão”
(Ufu 2004) As assertivas a seguir resumem formulações teóricas da Sociologia sobre coesão social e anomia. Leia-as e assinale a alternativa que indica as formulações corretas na tradição teórica de Émile Durkheim. I. A solidariedade mecânica, como base da coesão social, perde terreno para a solidariedade orgânica, quando aumenta a divisão social do trabalho, como se observa na transição das sociedades agrárias para as sociedades urbana-industriais. II. A solidariedade mecânica funda-se na adesão total do indivíduo ao grupo ao qual pertence, enquanto a solidariedade orgânica tem fundamento na cooperação dos indivíduos e grupos, segundo a interdependência de suas funções vitais. III. A transição da solidariedade mecânica para a orgânica impõe transformações na estrutura social, incluindo mudanças em seus fundamentos morais que, quando mal assimiladas, podem levar a estados de anomia, como se vê em alguns casos de suicídio. IV. A anomia corresponde a situações de desorganização pessoal e social decorrentes da ausência de consciência coletiva, da luta de classes e do desencantamento do mundo próprios das sociedades de consumo, formadas por hordas e clãs sem identidades.
(Ufu 2004) Uma das hipóteses científicas mais reconhecidas na Antropologia argumenta que a proibição do incesto estava presente na emergência da cultura, quando o homem deixou de ser apenas mais um animal social e se tornou um ser cultural, produtor de símbolos. Sobre este processo fundamental da humanidade, assinale a alternativa teórica incorreta.
(Ufu 2004) “Até agora se supôs que todo nosso conhecimento tinha que se regular pelos objetos: porém, todas as tentativas de mediante conceitos estabelecer algo a priori sobre os mesmos, através do que nosso conhecimento seria ampliado, fracassaram sob esta pressuposição. Por isso, tente-se ver uma vez se não progredimos melhor nas tarefas da Metafísica admitindo que os objetos têm que se regular pelo nosso conhecimento, o que assimjá concorda melhor com a requerida possibilidade de um conhecimento a priori dos mesmos que deve estabelecer algo sobre os objetos antes de nos serem dados. O mesmo aconteceu com os pensamentos de Copérnico que, depois das coisas não quererem andar muito bem com a explicação dos movimentos celestes admitindo—se que todo exército de astros girava em tomo do espectador, tentou ver se não seria mais bem-sucedido se deixasse o espectador mover-se e, em contrapartida, os astros em repouso.” KANT, I. Crítica da razão pura. Prefácio à segunda edição. Trad. de Valério Rohden e UdoBaldur Moosburger. São Paulo: Nova Cultural, 1987, p. 14. (Os Pensadores) Considerando a leitura do trecho acima, podemos dizer que a revolução copernicana de Kant é
(Ufu 2004) “Do arco o nome é vida e a obra é morte.” HERÁCLITO. Sobre a natureza. Trad. de José Cavalcante de Souza. São Paulo: Nova Cultural, 1989, p. 56. Coleção “Os Pensadores”. Este fragmento ilustra bem o pensamento de Heráclito, que acreditou ser o mundo o eterno fluir, comparado a um rio no qual “entramos e não entramos”. Assinale a alternativa que explica o fragmento mencionado acima.
(UFU - 2004) Leia o trecho que se segue: Do arco o nome vida e a obra morte.. (HERCLITO.Sobre a natureza. Trad. de Jos Cavalcante de Souza. So Paulo: Nova Cultural, 1989, p. 56. Coleo .Os Pensadores..) Este fragmento ilustra bem o pensamento de Herclito, que acreditou ser o mundo o eterno fluir, comparado a um rio no qual entramos e no entramos.Assinale a alternativa que explica o fragmento mencionado acima.
(UFU - 2004) Na tradio de alguns filsofos gregos e de Hegel, Marx insere-se entre os pensadores dialticos. Sua teoria afirma que a contradio social
(UFU 1 fase Janeiro de 2004) No escrito publicado postumamente,Regras para a orientação do espírito, Descartes fez o seguinte comentário: Mas, toda vez que dois homens formulam sobre a mesma coisa juízos contrários, é certo que um ou outro, pelo menos, esteja enganado. Nenhum dos dois parece mesmo ter ciência, pois, se as razões de um homem fossem certas e evidentes, ele as poderia expor ao outro de maneira que acabasse por lhe convencer o entendimento.. DESCARTES, René.Regras para a orientação do espírito. Trad. de Maria Ermantina Galvão. São Paulo: Martins Fontes, 1999, p. 6-7. Para alcançar a verdade das coisas, isto é, o conhecimento certo e evidente, é necessário um método composto de regras muito simples que evitem os enganos e as opiniões prováveis. Segundo Descartes, somente duas ciências podem auxiliar na fundamentação do método para a investigação da verdade, são elas:
(UFU - 2004) Leia o texto abaixo. No me desconhecido que muitos tm tido e tm a opinio de que as coisas do mundo so governadas pela fortuna e por Deus, de sorte que a prudncia dos homens no pode corrigi-las, e mesmo no lhes traz remdio algum. [...] s vezes, pensando nisso, me tenho inclinado a aceit-la. No obstante, e porque o nosso livre arbtrio no desaparea. penso poder ser verdade que a fortuna seja rbitra de metade de nossas aes. mas que. ainda assim, ela nos deixa governar quase outra metade. MAQUIAVEL. O prncipe. So Paulo: Abril Cultural, 1973, p. 109. O pensamento apresentado acima abre caminho para o conceito de virt, qualidade indispensvel para o xito do prncipe, pois a fortuna oferece as ocasies para as aes do governante, que ter de agir com virt. Assinale a alternativa que oferece a definio de virt tal como Maquiavel a concebeu.
(UFU/2004) A relação entre mito e logos pode ser ilustrada a partir do seguinte fragmento do poema Sobre a Natureza de Parmênides: e a deusa me acolheu benévola Mão direita tomou e assim dizia e me interpelava: Ó jovem, companheiro de aurigas imortais Tú que assim conduzido chega à nossa morada, Salve! Pois não foi mal destino que te mandou perlustrar Essa via (pois ela está fora da senda dos homens)... Após ler o fragmento, escolha a alternativa que melhor representa a arelação mito-logos nas origens da filosofia:
(UFU - 2004) Agostinho escreveu a histria de sua vida aos 43 anos de idade. Nas Confisses, mais do que o relato da converso ao cristianismo, Agostinho apresenta tambm as teses centrais da sua filosofia. Tanto assim que, ao narrar os primeiros anos de vida e a aquisio da linguagem, o autor j fazia meno teoria da iluminao divina. Vejamos: No eram pessoas mais velhas que me ensinavam as palavras, com mtodos, como pouco depois o fizeram para as letras. Graas inteligncia que Vs, Senhor, me destes, eu mesmoaprendi, quando procurava exprimir os sentimentos do meu corao por gemidos, gritos e movimentos diversos dos membros, para que obedecessem minha vontade. AGOSTINHO. Confisses. Trad. de J. Oliveira Santos e A. Ambrsio de Pina. So Paulo: Nova Cultural, 1987, p. 15. Analise as assertivas abaixo. I. A condio humana mutvel e perecvel, por isso, no pode ser a mestra da verdade que o homem busca conhecer, ou seja, conhecimento da verdade no pode ser ensinado pelo homem, somente a Luz imutvel de Deus pode conduzir verdade. II. A inteligncia, dada por Deus, idntica Luz imutvel, que conduz ao conhecimento da verdade, ambas proporcionam a certeza de que o entendimento humano divino e dotado da mesma fora do Verbo de Deus, que a tudo criou. III. A razo humana iluminada pela luz interior da verdade. Assim, Agostinho formulou, pela primeira vez, na histria da filosofia, a teoria das ideias inatas, cuja existncia e certeza so independentes e autnomas em relao ao intelecto divino. IV. O conhecimento daquilo que se d exclusivamente inteligncia no alcanado com as palavras de outros homens, porque elas soam de fora da mente de quem precisa aprender. Portanto, esta verdade s ensinada pelo mestre interior. Assinale a alternativa que contm as assertivas verdadeiras.
(UFU - 2004) Considere o trecho abaixo. Quando, pois, se trata das coisas que percebemos pela mente (...). estamos falando ainda em coisas que vemos como presentes naquela luz interior da verdade, pela qual iluminado e de que frui o homem interior. Santo Agostinho. Do Mestre. So Paulo: Abril Cultural. 1973. p. 320. (Os Pensadores) Segundo o pensamento de Santo Agostinho, as verdades contidas na filosofia pag provm de que fonte? Assinale a alternativa correta.
(UFU - 2004) Parmnides (c. 515-440 a.C.) deixou seus pensamentos registrados no poema Sobre a natureza, do qual restaram apenas fragmentos cultivados pelos filsofos do mundo antigo, uma das passagens clebres preservadas a seguinte: Necessrio o dizer e pensar que (o) ente ; pois ser, e nada no ; isto eu te mando considerar. Pois primeiro desta via de inqurito eu te afasto, mas depois daquela outra, em que mortais que nada sabem erram, duplas cabeas, pois o imediato em seus peitos dirige errante pensamento; (...) PARMNIDES. Sobre a natureza. Trad. de Jos Cavalcante de Souza. So Paulo: Nova Cultural, 1989, p. 88. Coleo Os Pensadores. Analise as assertivas abaixo. I. A opinio humana busca o que (ser) naquilo que no (ser). II. O mundo dos sentidos (ser), portanto, o nico digno de ser conhecido. III. No se pode dizer no-ser , porque no-ser impensvel. IV. Dizer no-ser no no-ser, o mesmo que afirmar no-ser no . Assinale a alternativa que contm as assertivas corretas.
(UFU - 2004) O fragmento seguinte atribudo a Herclito de feso. O mesmo em (ns?) vivo e morto, desperto e dormindo, novo e velho; pois estes, tombados alm, so aqueles e aqueles de novo, tombados alm, so estes. Os Pr -Socrticos. Trad. de Jos Cavalcante de Souza, 1 ed. So Paulo: Abril Cultural. 1973, p. 93. (Os Pensadores) A partir do fragmento citado, escolha a alternativa que melhor representa o pensamento de Herclito.
(UFU - 2004) Segundo Hegel, Na histria universal s se pode falar dos povos que formam um Estado. preciso saber que tal Estado a realizao da liberdade, isto , da finalidade absoluta, que ele existe por si mesmo: alm disso, deve-se saber que todo valor que o homem possui, toda realidade espiritual, ele s o tem mediante o Estado. HEGEL. Filosofia da Histria. 2.ed. Braslia: Editora da UnB. 1998. p. 39-40. A interpretao do trecho citado permite afirmar que